tag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post1250107782076382147..comments2024-03-27T10:00:44.370-03:00Comments on BLOG DO BUONNANO: POLÊMICABuonannohttp://www.blogger.com/profile/08040924518134692071noreply@blogger.comBlogger25125tag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-31974026125601180072009-04-21T21:34:00.000-03:002009-04-21T21:34:00.000-03:00Jonny!O:
O problema das Berlinetas era o motorzinh...Jonny!O:<br />O problema das Berlinetas era o motorzinho que não empurrava. Daí os caras virem atravessados. Eles andavam contra Simcas, JKs, carreteras etc...Cesar Costahttps://www.blogger.com/profile/06435757109501296807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-7186567766282105632009-04-21T13:56:00.000-03:002009-04-21T13:56:00.000-03:00Verdade Cezar Costa , tinha o cinturato da Pirelli...Verdade Cezar Costa , tinha o cinturato da Pirelli que era radial .<br /><br /> Mas mesmo assim o caso é que ,naquela época do Bird era preciso andar de lado uns mais outros menos ,mas se andasse como hoje o tempo não vinha .<br /><br /> Tem uns videos por aí que mostra os F1 de 73,74 e 75 fazendo a curva do Sol em Interlagos ,todo mundo atravessava e eram pneus slik mas eram ainda diagonais .<br /><br /> Jonny'OAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-66110177891624874122009-04-21T07:59:00.000-03:002009-04-21T07:59:00.000-03:00Jonny!O:
Não é bem assim. Na década de 60 a Pirell...Jonny!O:<br />Não é bem assim. Na década de 60 a Pirelli fabricava aqui o Cinturatto, para muitos um pneu radial atual até os dias de hoje.<br /><br />Du:<br />Ouvi ele dizer isso há pouco tempo em alguma entrevista. Acho que foi na Globonews. Ele disse que ficou surpreso quando o Greco lhe falou, ao voltar aos boxes, que os tempos haviam piorado, quando ele achava que estava "mandando o sapato". Ainda de acordo com ele, naqquela corrida viu que era hora de se aposentar. "Com slick não havia graça", disse ele.Cesar Costahttps://www.blogger.com/profile/06435757109501296807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-28850296972563470142009-04-21T07:18:00.000-03:002009-04-21T07:18:00.000-03:00Valeu Dú!
Não esqueça de contar aqui o que eles d...Valeu Dú!<br /><br />Não esqueça de contar aqui o que eles disseram.Buonannohttps://www.blogger.com/profile/08040924518134692071noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-19310565199054335112009-04-21T02:40:00.000-03:002009-04-21T02:40:00.000-03:00Na F1 ,o pneu radial só deu as caras em 1977 !
...Na F1 ,o pneu radial só deu as caras em 1977 !<br /><br /> Parece mentira né!!<br /><br /> Jonny'OAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-11352555791232663072009-04-21T02:33:00.000-03:002009-04-21T02:33:00.000-03:00Não concordo .
Os pneus na decada de 60 eram di...Não concordo .<br /><br /> Os pneus na decada de 60 eram diagonais ,mesmo na F1 os radiais só foram usados na segunda metade da decada .Se andar de lado perdesse tempo o Peterson nunca seria rapido ,logico ,estou falando dos pneus diagonais.<br /><br /> Um bom teste seria colocar um pneu diagonal em um super classic atual e tentar andar forte sem andar de lado .É impossivel!!!<br /><br /> Jonny'OAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-28016239031533748542009-04-20T23:50:00.000-03:002009-04-20T23:50:00.000-03:00Miltão, boa pedida.
Estava falando com o Bird Hj.,...Miltão, boa pedida.<br />Estava falando com o Bird Hj., pois estamos fazendo um texto para o blog do Luizinho, da primeira corrida dos dois.<br />E como os textos são parte de capítulos futuros, vou tirar a limpo com o Papis e Sabó, esta historia, pois se jogavam de lado, praticavam o hoje chamado powerslide.<br />Esta do Maverick com slick foi novidade. <br />Valeu.Dúhttps://www.blogger.com/profile/13274727631321780635noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-88731815622678870862009-04-20T09:19:00.000-03:002009-04-20T09:19:00.000-03:00Valeu Cesar Costa, obrigado pela comentário.Valeu Cesar Costa, obrigado pela comentário.Buonannohttps://www.blogger.com/profile/08040924518134692071noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-41477195271036538592009-04-20T09:03:00.000-03:002009-04-20T09:03:00.000-03:00Powerslide, drift? Naquele tempo era chamada de "d...Powerslide, drift? Naquele tempo era chamada de "derrapagem controlada". O próprio Bird já explicou que com a chegada dos pneus slicks a era das "derrapagens controladas" acabou. Ele contou que num Maverick com slick fez o circuito todo de lado e o tempo foi pior do que quando fez a volta no trilho. Foi sua corrida de aposentadoria. Com carros e pneus de época as Berlinetas só faziam tempo "de lado". Se colocar hoje, pneu de Classe A, por exemplo, não precisa essa ginástica toda pra vir tempo...Cesar Costahttps://www.blogger.com/profile/06435757109501296807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-55859639670236571372009-04-18T23:01:00.000-03:002009-04-18T23:01:00.000-03:00Em motos era comum algumas marcas como a Norton re...Em motos era comum algumas marcas como a Norton recomendarem a derrapagem controlada. <br />As Nortons eram menos potentes, o piloto derrapava antes da curva para frear menos do que se usasse os freios, que por sinal eram uma bosta, e desta forma mantinha o motor cheio para o contorno e saída de curva. Também usavam pneus mais finos que as concorrentes, mas no final foram varridas das corridas.<br />As berlinetas não tinham potência e muito menos torque. Acho que a idéia era ir levando o carro deslizando para não usar freio e manter o motor cheio, inclusive mitigando o problema da caixa ruim e mal escalonada. Dependendo de quem estivesse pilotando podia dar certo. As vezes que reparei o piloto começava a fazer a curva antes do ponto e punha o carro de lado diminuindo a velocidade. Em todo caso, isso é o que imagino, nunca dirigi berlinetas em pista, só na rua e não dava para fazer essas firulas.roberto zullinohttps://www.blogger.com/profile/02496685415529293415noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-43057334939728478362009-04-18T02:30:00.000-03:002009-04-18T02:30:00.000-03:00Gostei do "fariam melhor serviço".
Verdade que a á...Gostei do "fariam melhor serviço".<br />Verdade que a água entrava pelo respiro do blocante?<br />Tem uma foto que poucos identificaram de um dia que deu trabalhão para tirar a água.<br />http://nostressblog.blogspot.com/2009/03/misterio.html<br />E aí Miltão, que achou do depoimento do Bird?<br />Os mais novinhos da turma foram o Pace e o Émerson.<br />abs. e até.Dúhttps://www.blogger.com/profile/13274727631321780635noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-58785255947201115002009-04-18T01:43:00.000-03:002009-04-18T01:43:00.000-03:00Acho que com uma caixa bem escalonada fariam melho...Acho que com uma caixa bem escalonada fariam melhor serviço e preservariam o carro, mantendo na faixa de torque.<br />O câmbio era uma josta e eles ainda andavam tirando água da caixa de satélites, que abria no meio !!!Mhttps://www.blogger.com/profile/09607813977614798308noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-43277980594750682472009-04-17T23:19:00.000-03:002009-04-17T23:19:00.000-03:00O problema das berlinettas era a falta de potencia...O problema das berlinettas era a falta de potencia, portanto acho que não teria nenhum ganho fazer as curvas "no trilho"<br />Tanto é que quem usava e abusava desses carros sobreesterçantes, sempre levava vantagem.Romeu.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-55610618875275943282009-04-17T21:32:00.000-03:002009-04-17T21:32:00.000-03:00O Bird explica para vcs. então!
http://jovempan.uo...O Bird explica para vcs. então!<br />http://jovempan.uol.com.br/blogs/f1/2008/12/23/a-entrevista-de-bird-clemente/Dúhttps://www.blogger.com/profile/13274727631321780635noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-68566589602029563612009-04-17T20:40:00.000-03:002009-04-17T20:40:00.000-03:00Pessoal,
É impossivel comparar kart com automovel ...Pessoal,<br />É impossivel comparar kart com automovel !!!!<br />Em primeiro lugar, kart não tem diferencial.Acho que não preciso explicar, né ?<br />Mas principalmente pela diferença na geometria dos sistemas de direção.Mhttps://www.blogger.com/profile/09607813977614798308noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-43562051665210947922009-04-17T19:17:00.000-03:002009-04-17T19:17:00.000-03:00Valeu Jovino!
Eu tinha certeza de ter mandado o ...Valeu Jovino! <br /><br />Eu tinha certeza de ter mandado o link para você, mas só agora percebi que não mandei. Legal que você tenha descoberto. <br /><br />Espero que goste.<br /><br />Volte sempre porque eu coloco um post novo todo dia.<br /><br />Obrigado e um abraço.Buonannohttps://www.blogger.com/profile/08040924518134692071noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-34345907395446089842009-04-17T19:11:00.000-03:002009-04-17T19:11:00.000-03:00Bonani, acho que depende do carro. Aqui em Brasíli...Bonani, acho que depende do carro. Aqui em Brasília só vi um piloto fazer a curva 1 de lado num opala 4100 que era o Neidiel Roure e andava junto com os carros de equipes famosas de são paulo e de outros Estados.<br />Acredito, que em tomada de tempo, quanto mais andar no traçado,melhor.<br />Mas em corridas, principalmente, naquela época, os carros não desenvolviam as velocidade que desenvolvem hoje, e este tipo de tocada não dava para fazer em qualquer curva, acho que tinha as curvas que favoreciam este tipo de tocada e outros não.<br />Aqui em Brasília o Welington Guimarães (pai do Felipe Guiparães que corre na A1 GP com o Emerson) cansei de ver ele vencer corridas de Kart aqui no Guará tocando de lado, enquanto os outros tocavam redondinho e tomavam chumbo.<br />Só agora descobri o seu link e parabens pelo blog.<br />JovinoJovinohttps://www.blogger.com/profile/04638797061293474097noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-12263578849838070312009-04-17T18:43:00.000-03:002009-04-17T18:43:00.000-03:00Ah, bom ! Powerslide ! Sei, sei...Ah, bom ! Powerslide ! Sei, sei...Mhttps://www.blogger.com/profile/09607813977614798308noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-61569966309917226832009-04-17T13:12:00.000-03:002009-04-17T13:12:00.000-03:00Lógico que não seria.
Tanto o Bird como Luizinho j...Lógico que não seria.<br />Tanto o Bird como Luizinho já cansaram de explicar, no livro do Bird tem o relato.<br />Nunca vi o Bird de Opala, ou o Luizinho de Porsche ou F1 fazendo drift.<br />Era a caracteristica do veículo.<br />Ah, leia o livro, ou pergunte para eles ahhaah.<br />E não era drift, mas sim powerslide.Dúhttps://www.blogger.com/profile/13274727631321780635noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-78419707990502204172009-04-17T10:42:00.000-03:002009-04-17T10:42:00.000-03:00Exato, M, o desgaste faz com que eles fiquem "slic...Exato, M, o desgaste faz com que eles fiquem "slicks"...Pé de Chumbohttps://www.blogger.com/profile/09915626821895658297noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-57646853544151502092009-04-17T10:03:00.000-03:002009-04-17T10:03:00.000-03:00Com pneus radiais, o melhor tempo vem quando os bi...Com pneus radiais, o melhor tempo vem quando os bichos estão gastos !Mhttps://www.blogger.com/profile/09607813977614798308noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-59713287240828079072009-04-17T08:24:00.000-03:002009-04-17T08:24:00.000-03:00Pé, já ouvi essa teoria a respeito dos pneus també...Pé, já ouvi essa teoria a respeito dos pneus também. Seria legal se pudéssemos reproduzir as voltas com 'drift' e 'sem drift', mas infelizmente isso é impossível.Buonannohttps://www.blogger.com/profile/08040924518134692071noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-32517210689245887832009-04-17T08:17:00.000-03:002009-04-17T08:17:00.000-03:00Sem ressalvas, também, mas com um comentário extra...Sem ressalvas, também, mas com um comentário extra:<br />Acho que a grande dificuldade, na época, era conseguir pneus especiais, corriam com pneus radiais que não tinham tanta aderência, então tinham que fazer a curva "quadrada", mesmo, pra sair mais forte...O Senna usava a mesma técnica no Kart e no inicio de suas fórmulas...Pé de Chumbohttps://www.blogger.com/profile/09915626821895658297noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-84788004993712111352009-04-17T07:48:00.000-03:002009-04-17T07:48:00.000-03:00Acredite, mas você é um dos poucos a concordar sem...Acredite, mas você é um dos poucos a concordar sem ressalvas.Buonannohttps://www.blogger.com/profile/08040924518134692071noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6495541945045261.post-33379043917881590862009-04-17T07:36:00.000-03:002009-04-17T07:36:00.000-03:00Óbvio !Óbvio !Mhttps://www.blogger.com/profile/09607813977614798308noreply@blogger.com