Apesar de o acesso a Internet existir a mais de 15 anos, não existe ainda uma lei no Brasil que regulamente o seu uso. Vira e mexe ouve-se que isso está sendo estudado e logo todo mundo fica apreensivo com a possibilidade de que o tal estudo venha a ser uma espécie de censura prévia. Mas isso não deve acontecer graças a uma megamobilização social que aconteceu semana passada e que se propõe a escrever a lei brasileira de Internet. A boa notícia é que ela será escrita em um esquema de colaboração onde qualquer um poderá participar. Durante 45 dias, qualquer pessoa poderá dar a sua opinião em http://culturadigital.br/marcocivil/. Terminado esse prazo, a lei será escrita com base nas contribuições recebidas. Se a moda pega, quem sabe as pessoas possam participar também em outros temas?
(Reprodução - Folha de São Paulo)
5 comentários:
valeu pelo post!
dá muito trabalho e é inútil, internet não tem dono.
falta do que fazer. Até a China não consegue controlar. Fecham uma porta e a molecada acha (ou cria outra)..
Acho que tem outros problemas que poderiam ser resolvidos desta forma.
Como costuma dizer um grande amigo meu, em informática tudo é possível, até fritar pastel...
Acredito ser possível controlar o ambiente da Internet sem ferir a liberdade individual.
É importante que nossa legislação seja modificada para incluir os crimes preticados através da rede. Atualmente é às vezes impossível enquadrar os meliantes corretamente que acabam impunes.
Interesssante usar a própria rede para sustentar o debate. Bela iniciativa que merece ser repetida em outras discussões.
Postar um comentário