(num sabia!)Por conta do alto preço do açúcar lá fora, mais a entressafra na produção de cana, já não está compensando mais abastecer nossos carros “flex” com álcool em várias cidades, inclusive em São Paulo. Para ajudar, existem especialistas dizendo que o uso contínuo do álcool entope válvulas. Segundo eles, os carros flex devem ser abastecidos com gasolina pelo menos uma vez a cada 5.000 quilômetros rodados com álcool. Dizem que o uso prolongado do álcool gera um acumulo de goma nas válvulas de admissão - um veículo engasgando pode ser um dos sintomas. A reportagem afirma que a gasolina limpa o sistema, além de dizer que essa recomendação consta do manual do veículo (?). A dúvida do que fazer fica para os carros que rodam exclusivamente com álcool.
(Reprodução - Folha de São Paulo)
(Reprodução - Folha de São Paulo)
11 comentários:
Pois é.
Tenho um Monza 83 a álcool que nunca engasgou.
E nunca lí nenhum manual que recomende esse negócio de colocar gasolina pra limpar as tripas.
Tem gente inventando moda por aí...
Tio, este é um daqueles mistérios incompreensíveis, dizem que o alcool não suja o óleo diferentemente da gasolina desgraçada que temos à disposição, tenho uma Courier 1998 com mais de 240.000 km sempre abastecida a gasolina e com trocas de óleo de no máximo 4.000 km, o motor é limpinho sem formação de borras. O Honda que eu vendí era flex e esporádicamente eu abastecia com gasolina, a diferença de desempenho era nenhuma, apenas o consumo com alcool era muito alto.
É muita "falação", mas borra nas válvula já é demais !
Se alguem falar dos bicos, ainda posso aceitar, mas a verdade é que flex é quebra-galho !
O motor a álcool, para ser eficiente, deve ter uma taxa de compressão de 12:1, e nenhum dos que andam por aí tem isto !
Tem todos, no máximo, 10:1; que é o que o motor aguenta para andar com a nossa gasolina de posto !
Portanto, andando com álcool, fica abaixo da eficiência, e o consumo é muito mais alto do que poderia ser !
Isso aí, M.
Ou o motor é desenhado pra álcool, ou pra gasolina.
Meio termo pode até existir, mas fica como a historia do pato:
Voa, anda e nada, mas faz tudo muito mal...
Hehehehhhh...
Infelizmente é isto aí !
Flex é quebra-galho !
Vamos encarar assim: É um bom motor a gasolina, que pode andar com álcool, mas com baixa eficiência !
E lembre-se de que bicos de injeção não gostam de álcool - vão durar menos !
Tenho uma Zafira 2010 flex e o manual aconselha colocar aditivo para carros flex a cada 4 "tancadas" apenas se o carro roda pouco ou se não usa nunca combustível aditivado. Em outras palavras, é o mesmo que, a cada quatro tanques com álcool, usar um tanque com gasolina aditivada.
Andei 140.000 km com uma Elba a álcool e nunca tive problema com essa tal goma...
O Blog está abandonado, estou mandando uma ambulância do SAMU e um caminhão da Limpeza Pública na casa do Tio Mimi, um dos dois resolve.
No meu Fiesta 2008 gasosa só na estrada para percursos longos.
Ida e volta pra Sampa/Santos, só `arco` no tanque.Consuma ligeiramente melhor com gasosa.
O mais é falação inútil.
Zu: já se sabe qual dos dois foi utilizado?
Regi (pra variar, com outro nick)
Como assim? Só isso de explicação?
Será que o tio foi abduzido ou sequestrado e só conseguiu mandar essa mensagem?
só to colocando gasolina....e olha que é um celta !
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