quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DEMOROU!

(vai dar...)Não sou ecológico, muito pelo contrário. Afinal de contas, quem é louco por gasolina e por tudo que a queima não pode ser mesmo ecológico. Mas, essa idéia, que não é nova, sempre me atraiu. Por que não captar água da chuva e utilizá-la para lavar o quintal, regar o gramado e as plantas se você tem a felicidade de morar em uma casa, ou mesmo nos prédios, para lavar as áreas comuns como os pátios e garagens? Há muitos anos atrás lembro de um lava-rápido na esquina da Rua Pamplona com a Avenida Paulista que captava a água da chuva e a utilizava para lavar os carros. Quer melhor que isso? Infelizmente, a Sabesp proibiu alegando que a água tinha que ser fornecida por ela. Não sei se esse absurdo ainda está valendo. Acredito que não.

(Reprodução - UOL Pensando Verde)

16 comentários:

Vicente disse...

O dono do lava-rápido poderia fazer isso "na moita" e usar uma parte da água fornecida pela Prefeitura.

regi nat rock disse...

Quem patrocinou a campanha contra o lava rapido foi a Sabesp alegando que não tinha como avaliar (e cobrar) o uso do esgoto, pois a quantidade de água tratada fornecida era incompatível com a atividade ali desenvolvida Coisas de Terra Brasilis; não se admite concorrencia, nem de São Pedro no quesito "água".
A coisa é assim: entra 2m3 de água na sua casa a Sabesp cobra '2m3' de uso do esgoto. Dentro de sua casa acontece o milagre da multiplicação líquida.
Me tira o tubo...... (quem lembra disso?)

Buonanno disse...

Boa Régis!

Legal que você lembrou disso. Eu acho isso um absurdo porque vira e mexe eles fazem campanha para que a população economize água.

Você sabe se isso ainda é assim?

RACER X disse...

Eu, Jô Soare no papel do coma induzido, hehehe.
Tenho um amigo fotografo que construi um pusta estudio nos arredores da Verbo Divino e tem um sistema que aproveita a agua da chuva , filtra e armazena. Ele não gasta nada com água.
Em compensação, meus gastos mensais em casa gira em torno de 40,00-60,00.
Devido a um problema na descarga do meu banheiro, um encanadaor pouca prática foi em casa e jogou fora trocentos litros da caixa.
A Sabichonesp me mandou uma conta de 1.300,00 para pagar!!!
Por conta disso, fiz todos os procedimentos que eles recomendaram, como visita do tecnico, averiguação do relógio, etc, etc e eles não acharam nada que pudesse ter gerado tal valor.
Com todas as vias e processo assinado, eles resolveram me cobrar novamente, em 10 prestações. E só posso ter esse dinheiro de volta colocando um advogado para processá-los!!!

regi nat rock disse...

Outra:
Se vc quizer furar um poço arteziano pra seu uso, nem imagina a via crucis burocrática que irá enfrentar e, provavelmente não conseguirá a licença.
Em Ribeirão Preto o aquífero Guarani é tão raso que um furinho básico tráz água de qualidade pra cima e a maioria das casas paga apenas a taxa mínima à Sabesp, pelo uso do esgoto. E vale pra todos; de um sobradinho a prédios com piscina.
E no meu sobrado em Sampa, usado 10/12 dias por mes por uma ou duas pessoas, eu pago , em média $36,00 por aquela água maravilhosa, quase mineral, originária da represa Billings.

roberto zullino disse...

Aa concessionárias colocam hidrômetros em poços artesianos de empresas e cobra o esgôto.
Existe a água de reúso e a água aproveitada da chuva. São coisas diferentes.
O pior é que a cobrança de esgôto não passa de um estelionato, pois o cabidaço de empregos é a maior poluidora do mundo. Trata apenas uma parte dos esgotos que coleta, o resto sendo jogado direto in natura nos rios e principalmente córregos. Não se admira que somos o maior do mundo na construção de merdódromos a céu aberto.
A empresa só foi possível de ser montada na época da ditadura, quando pressionaram as prefeituras para que cedessem as concessões de água e esgoto.

regi nat rock disse...

Já que colocam o hidrômetro para medir o consumo, deveriam cobrar TAMBÉM pela água, afinal, estão consumindo um bem que é de todos. Não é isso que diz a Lei? De curioso, perguntei a pouco a um amigo adv de R,Preto e perguntei-lhe a qtas estava a conta dágua e ele disse-me que continua pagando apenas a taxa mínima tanto na casa qto no escritório (outra casa e ambas tem poço arteziano e o desperdício de água é monumental).
Zulino: Qto ao merdómetros existentes hoje no entorno de Sampa, a responsabilidade é do poder publico que permitiu a ocupação desenfreada pelo povão que já era séria, e se agravou com o evento Erundina (que morra no inferno). Dou assessoria a um pessoal que está recuperando 10 alqueires no municipio de SP para um futuro aproveitamento habitacional, tudo como manda o figurino e são só exigencias sem pé nem cabeça,e vc não imagina a 'novela' junto a Cetesb. Enquanto isso, a uns 800mts de distancia, em um dos braços da Billings está coalhada de palafitas. è isso mesmo, palafitas!, que a PMSP não consegue retirar. Enquanto isso, a 2 km existe um CEU da ex-alcaida todo bonito e formoso.
Isso aqui não tem jeito mesmo. Razão tinha o Setubal. isso aqui é Biafra e Suiça juntos. Tamos Pho&%#@s.

Primo disse...

Tem que privatizar o governo...e já!

M disse...

Acho que lorota do lava-jato da Pamplona foi retaliação dirigida. Lembrem-se que a firma de engenharia do prefeito era bem na frente (Figueiredo Ferraz)

Francisco J.Pellegrino disse...

Alguem conhece o SEMASA de Santo André ??? nem tentem, aqui o roubo é explicito na água e no esgoto e ainda comandam a coleta de lixo na cidade....HERANÇA MALDITA DO PT que ninguém fala na grande midia.

Buonanno disse...

Falando em coleta de lixo, no seriado "Família Soprano" eles eram fortes exatamente na coleta do lixo. Por que será, não?

Buonanno disse...

E por coincidência acabo de ler que a água vai subir 4,43% a partir de Setembro. Sensacional!

M disse...

Injustificavel, já que tivemos deflação no período !
Deve ser prá pagar mais alguns vagabundos...

Primo disse...

To ligando agora pro Tony Soprano...ele resolve essa bagaça !!!

regi nat rock disse...

Pra sorte nossa, houve a tentativa da loira-surrada-pelo-enézimo-marido em montar uma "semasa" aqui em Sampa, para gerenciar o interface com a Sabesp. fico me perguntando pra que? Estimava-se umas 2.000 pessoas para serem contratadas. Ah bom; tá ispricado né não? Apesar da roubalheira nas tarifas, não posso reclamar da Sabesp, qdo tive problemas. Por telefone agendei os serviços, foram rápidos e razoavelmente limpos. Só a qualidade do cimento utilizado na calçada deixou a desejar.

Speed disse...

Também sempre fou apaixonado pela idéia de utilizar a água da chuva!

Felizmente, os novos projetos residenciais estão levando isso em conta.

Talvez uma saída seja usar mais vezes a mesma água, como aproveitar a água da pia, do chuveiro e da lava-roupas na descarga. É uma judiação usar água potável para esse fim!

Além disso, usar a água da chuva para molhar o jardim e lavar o quintal, sem deixar que o excesso vá para o esgoto. Isso evitaria a usar o esgoto "indevidamente".