quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DOPPELKUPPLUNGSGETRIEBE

(derivativos?) Obter os melhores tempos em uma largada de 0-100 km/h em um carro mecânico é sempre difícil. Achar a rotação ideal para se soltar a embreagem requer treino - acelere muito e as rodas patinam, acelere pouco e o carro sai “xôxô”. Dói o coração ver o carro tremendo todo e se tem a nítida impressão que alguma peça importante vai quebrar a qualquer instante. A fórmula 1 resolveu esse problema com seu controle de largada e não demorou muito para que a idéia fosse aproveitada pela industria nos chamados ‘performance cars’. Algumas dessas marcas vêm sendo criticadas pela dificuldade em se utilizar o tal controle e a Car and Drive em sua edição de setembro traz um manual de como largar com o Porsche 911 em duas versões: a manual e a já equipada com o sistema de embreagem com disco duplo. Veja os procedimentos abaixo:

Com o modelo equipado com o sistema PDK a reportagem atingiu os 100 km/h em menos de 4 segundos. Em tempo: doppelkupplungsgetriebe é a palavra para o sistema PDK de embreagem com disco duplo em alemão.

(Reprodução - Car and Drive)

39 comentários:

M disse...

Mais uma inutil traquitana eletrônica, destinada unicamente a encarecer os carros e a condená-los a uma morte precoce.
Deve ser muito simples de reparar, após vencer a garantia.
Provavelmente, a josta vai permanecer imóvel quando queimar "aquele sensor", impossivel de se encontrar no mercado...

roberto zullino disse...

O tio pelo jeito não entende nadinha de mecânica, é a segunda vez que faz confusão. Devia ter apenas carro automático.

Não é dupla embreagem ou embreagem dupla, é embreagem com disco duplo, dois discos.

Também achei um traquitana besta para americano burro que não sabe usar carro mecânico.

Buonanno disse...

Já acertado.

Eu não entendo nadinha de mecânica e nem de Inglês e isso é muito pior.

Buonanno disse...

Em compensação vocês dois entendem muito de Inglês e de mecânica, mas estão parados na década de 70. Esse sistema é, comprovadamente, mais rápido que o sistema manual.

Sorry!

M disse...

A embreagem com 2, 3 ou "N" discos não é nenhuma novidade tecnológica e é usada há MUITOS anos em carros e motos de competição.
A cretinice é associar o sistema a uma custosa parafernália eletrônica, com o único intuito de facilitar a vida de motorista incompetente.
E daí que é mais rápido do que o sistema manual ?
Em um carro de rua, qual é a vantagem em acelerar de 0 a 100 km/h em 1/2 segundo a menos ?
Só mesmo um rematado imbecil para pagar algo a mais por esta josta !

Sorry...

Francisco J.Pellegrino disse...

Aí Tio Bonani, os dois vecchios estão na década de 60, adoram carburadores, embreagem, suspensão com engraxadeiras, suspensão com molas semi elipticas,seta tipo bananinha,toca fitas de rolo, aquelas "modernidades" dos anos 60... DESÇA O PAU SEM DÓ NA DUPLA

M disse...

Lá vem outro desinformado...
Maloqueiro,
Já prá casinha !

Buonanno disse...

É novidade sim! E só é tão boa por conta da eletrônica que não existia na época que você vive.

Cretino, imbecil e desinformado? Só isso?

Eu já acho que cretino, imbecil e desinformado é quem não sabe discutir um assunto qualquer sem ofender os outros.

roberto zullino disse...

O maloqueiro e o tio acham que se esconder atrás da ignorância resolve alguma coisa.
O uso de discos múltiplos de cortiça banhados em óleo foi usado nos Hudson desde 1946, nas Ferraris P3/P4 e nas motocicletas desde 1920.
A ignorância trás a credulidade em soluções ditas revolucionárias quando na verdade não tem nada de novo, apenas um pouco mais do mesmo. Não há motivo para queixos caídos na indústria do automóvel, é tida e havida como a menos criativa existente. É só ler a Wired que tem um excelente artigo sobre a enorme dificuldade da indústria automobilística em aceitar os avanços da eletrônica apenas pelo motivo que estes últimos não são de sua invenção ou desenvolvimento. O que não ocorre com a indústria de máquinas operatrizes, sempre ávidas por robotizar as coisas e vender para as montadoras. Hoje em dia, os robôs que fazem os carros são muito mais avançados que o produto que fazem.

Buonanno disse...

Eu já acho que ignorante é quem se nega a aceitar a tecnologia moderna.

Os discos duplos podem existir há séculos, mas com certeza, não de forma tão eficiente que existem hoje por conta da tecnologia embarcada .

regi nat rock disse...

Isso parece a discussão a respeito do sexo dos anjos.
Tá legal, td muito bonitinho e modernoso, um monte de vantagens tecnologicas que melhoram o produto,etc e tal; mas, é daí?
Qual a grande virtude em sair da inércia em pentelhésimos de segundo?
Fora das pistas, não vejo nenhum benefício.
Prefiro arriscar queimar a embreagem a deixar por conta de uma centralina eletronica.
Aí separam-se os homens das crianças.
Se é pra brincar de carrinho, vamos brincar a sério né não?

M disse...

Sem dúvida, associar o controle eletrônico é uma novidade, mas é também uma inutilidade, tendo em vista os pífios benefícios alcançados.
O próprio artigo citado assim o considera.
Portanto acho cretino mesmo pagar a mais por esta parafernália inutil.
Por outro lado, só posso dizer que é falta de informação vc citar o duplo disco de embreagem como algo revolucionário, já que isto é mais velho do que andar-prá-frente.
Isto não é ofensa. É fato !
Portanto...

Francisco J.Pellegrino disse...

É isso aí Tio Bonani, não dá moleza para estes vecchios, pau neles que ainda adoram carburadores....

Buonanno disse...

Chicão,

farei um post sobre carros movidos a gasogênio para deixar os três (M, Zullino e agora o Régis) satisfeitos. hehehe

M disse...

Será ótimo !
Mas pelamôrdedeus, informe-se antes de escrever bobagens !
Hahahahahhhh...

roberto zullino disse...

Não seria nada demais se fazer um post sobre energias alternativas.

Ou seria se pedir muito para um "petrol head"?

O maior progresso será o dia que carros não precisaram de câmbio e embreagem, estão gastando grana com defunto ruim.

M disse...

"petrol head" é ótimo !!!
Mas que não me venha algum outro desinformado (sic) citando o carro elétrico como algo revolucionário !
É bom lembrar que no início do século passado os elétrico já eram realidade, e só foram preteridos pelo baixo custo do petróleo.

Francisco J.Pellegrino disse...

Tio Bonani, os dois sucateiros agora estão tentando contemporizar, mas na realidade são tb "baby boomers" de araque....

roberto zullino disse...

O maloqueiro queria ser baby boomer, mas é só véio mesmo. Baby boomers só os nascidos entre 1945 e 1955. Ele morre de inveja, dei uma traulitada nele no blog do dotô e ele vem aqui destilar inveja e fofocar.
Como fomos mal criados, tivemos satisfeitas todas as vontades não temos culpa nenhuma de sermos egoístas e egocentrados. Deviam fazer espaço de estacionamento especial para nós também. Alguns de nós tem que ficar na fila, um absurdo completo. Merecemos aposentadoria especial também.

Buonanno disse...

Agora confesso minha ignorância. O que significa petrol-head?

(baby-boomers eu sei)

roberto zullino disse...

é o equivalente masculino de "maria gasolina".

entendeu? é quem só pensa em carro como a coisa mais importante da vida.

Francisco J.Pellegrino disse...

Sou um legitimo baby boomer safra de 1948, velho sim, usado em bom estado.

roberto zullino disse...

Mentira deslavada, antigamente os pais demoravam para registrar os filhos.
Aposto que pelo estado lastimável, o maloqueiro nasceu em 38 e foi registrado com dez anos.
Nasci em 1948, 13 de dezembro para ser mais exato. É só comparar.

roberto zullino disse...

Demorou para responder porque ficou pensando e resolveu usar o meu honroso ano de nascimento.

Francisco J.Pellegrino disse...

Já disse que sou o blogueiro mais velho, sou de 21 de março de 1948, USADO EM BOM ESTADO.

Buonanno disse...

Chicão,

não é usado. É semi-novo.

Francisco J.Pellegrino disse...

Semi-novo é mais adequado...

roberto zullino disse...

Tudo mentira, o chicão foi registrado com pelo menos 10 anos de atraso. Primeiro o pai ficou assustado ao ouvir do médico para ele levar para casa e se não latir ou miar pode criar que é gente. Resolveu esperar.
Depois veio a guerra com enormes impactos nos Pellegrinos que como representantes do Duce tiveram que se esconder do nosso governo democrático do Vargas e por aí vai.
Pelo sim pelo não o véio só registrou ele com 10 anos. Até hoje nunca entenderam como um menino de sete anos no primeiro ano primário tinha barba, mas deixaram para lá.

regi nat rock disse...

Chico, o decano sou eu... bellarobba, pois sou de 1947. setembro.19.
Nasci outro dia. Vcs que são uns velhos mais antigos que a propria idade. Bando de desocupados disputando quem sabe mais...

E se a matéria sobre gasogênio for uma porcaria vou descer o pau.

Buonanno disse...

Régis,

Com certeza, o Zullino e o M sabem muito mais do que eu. Eu só escrevi - mal e porcamente - o que a Car and Driver disse em sua reportagem. Eu acho esse sistema PDK um verdadeiro tesão e compraria o carro com esse opcional, mas não me considero nem cretino, nem imbecil, nem mal informado e nem ignorante - aliás, muito pelo contrário, modéstia a parte - e foi por isso que eu respondi.

Quanto a meter o pau nos posts fique a vontade. Até agradeço, porque assim agita o blog.

Francisco J.Pellegrino disse...

Regi ganhou na idade....agora vamos aos fatos: NA SEGUNDA GUERRA meu pai estando acantonado em Santos, esperando embarque para a Itália, foi chamado pelos caras do glorioso Exército Brasileiro daquela época e informado que o seu sobrenome PELLEGRINI seria mudado para Pellegrino que era um sobrenome mais "brasileiro", coisas dos tempos de guerra que só os baby boomers entendem.

roberto zullino disse...

Não falei? Aos poucos a cerdade aparece.
O véio ainda teve que ir para a Itália e não era a hora de registrar ninguém, ainda mais que existiam dúvidas.
Na volta, depois de cumprido o dever cívico bélico patriota se acertaram as coisas e o chicão foi registrado com a pompa e circusntância exigidas para o registro de um nenê de 10 anos, teve até bolinho, hahahahahaha.

Francisco J.Pellegrino disse...

Era o ano de 1945, a sorte dele foi a guerra ter acabado, ele contava que o treinamento era quase nenhum, tôsco, com certeza não voltariam vivos da Italia...

roberto zullino disse...

Ainda bem que o véio nem foi, do contrário você seria um orfão de 7 anos, tadinho. Conta mais do que você lembra dessa época tão difícil, mas que por razões óbvias não vivi, hahahahaha.
O chicão está se enterrando cada vez mais com as explicações muito detalhadas que dá.

Francisco J.Pellegrino disse...

Não lembro de porra nenhuma, minhas lembranças começam na Copa de 1958 daí para frente lembro, do restante nada. Tô aqui quebraqndo a cabeça para escolher que côr vou pintar a minha trapizonga réplica...e ninguém me ajuda.

Buonanno disse...

Chicão,

essa é fácil! Ou prata com a capota azul-marinho ou vermelha com a capota preta.

Sou mais a prata com a capota azul-marinho.

roberto zullino disse...

Acho que deveria pintar igual à Veraneio GT, laranja e preto. Poderia usar também calça laranja e camisa preta ou versa-vice. Ficaria um desbunde e chique no úrtimo.

Francisco J.Pellegrino disse...

M, vc quando faz as restaurações dos seus carros práticamente a coisa já está definida...seus clássicos tem a côr certa, nesta réplica posso utilizar até as cores da Veraneio (o maluco do Alice Cooper tinha uma laranja e preta), mas tenho que ponderar pois enche o saco trocar a pintura depois de pronto.

Carlos disse...

Cara...concordo com o que o Roberto disse..
Mas parabéns pelo Blog