sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MEGOLA

A Megola foi uma motocicleta alemã produzida entre 1921 e 1925 com um motor radial de 640 cm3 com 5 cilindros em estrela refrigerados a ar e com válvulas laterais.

Até aí nada demais se não fosse pelo fato dela ter esse motor montado dentro do aro da roda dianteira o que faz dela uma das mais exóticas motos de todos os tempos. Ela não possuia câmbio e nem embreagem e para ligar o motor girava-se a roda da frente com a moto apoiada no descanso dianteiro. Por ter o centro de gravidade baixo ela era uma moto extremamente fácil de ser pilotada. Em 4 anos foram produzidas 2000 unidades.

(Reprodução - Dicas do M e Vicente)

23 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Bom dia Tio, já fez o café ? Não é MEGOLA é DEGOLA !!!!kkkkkkkkkk

Buonanno disse...

Bom dia!

Hoje você chegou cedo. Caiu da cama?

M disse...

A Megola era é um bicho-papão das pistas. Capaz de desenvolver 150 km/h, ainda hoje "barbariza" em provas de classics na Isle of Man.
Há alguns anos, dei de cara com uma em Araraquara, perfeitinha e funcionando.

Francisco J.Pellegrino disse...

Zio, mio nome cé LAVORO ! arrivo qui al 7:00 matina per lavorare !

M disse...

Me engana que eu gosto...

Buonanno disse...

Nome=Lavoro

cognome=sbagliato

Francisco J.Pellegrino disse...

vcs não sabem de nada...vcs não precisam trabalhar para sobreviver.

Buonanno disse...

Não preciso agora, mas já trabalhei 35 anos.

Francisco J.Pellegrino disse...

Estou perto dos 49 anos de trabalho e longe da aposentadoria....kkkkkkkkkk

Vicente disse...

M,
IMPERDOÁVEL vc ter achado uma Megola perfeitinha, funcionando, e não ter feito o possível e imposível para comprá-la. Se não quisesse mantê-la no seu acervo particular, no mínimo apuraria uma tremenda grana revendendo-a a algum colecionador no Brasil ou no exterior.
Depois dessa mereceria como punição andar de Gurgel BR800 "ad eternum".

M disse...

Vicente,
VC está atrasado !
E deveria parar de tentar bisbilhotar a vida dos outros...

Vicente disse...

M,
Bisbilhotar nada. Tá louco ...
Deixar de lado uma Megola, só se for por um clássica Norton Manx "quadrada" ou uma HRD-Vincent Black Shadow. Já estou achando a penitência branda, melhor seria um Gurgel Moto-Machine.

Vicente disse...

Digo, HRD-Vincent Black Lightning, igual àquela que o Edgar Soares teve nos anos 50.

Belair disse...

Vicente,Vicente....
O M não é fraco não. Ele só não vai dizer o que fez c/ a Megola que achou...

Buonanno disse...

hehehe É verdade, Belair.

Estive na Argentina no começo do ano e vi em uma loja do Shopping da Caja Florida uma HRD-Vincent e um Jaguar XK150. Os dois dentro da loja.

M disse...

Até conto mais um pouco !
No lote veio uma Indian 4cil, uma Guzzi "cortador-de-mortadela", uma DKW, uma Horex e uma "Zumbia".
Esta eu quero ver quem sabe o que é...

Buonanno disse...

Nem imagino o que seja.

roberto zullino disse...

Zundap

roberto zullino disse...

Não gosto de motos antigas, todas são uma porcaria e não tem chassis e nem freios, fora o sistema elétrico rudimentar. O progresso tecnológico das motos depois do final dos anos 80 foi estrondoso. É como se comparar carros de hoje com carros da era eduardiana, antes de 1914.
Só servem como enfeite.

roberto zullino disse...

Em tempo, centro de gravidade baixo em moto não facilita fazer curvas, no máximo andar na reta sem problemas que era o caso dessas bicicletas do início do século.
As motos que fazem curvas de maneira mais fácil são as trail/cross, altíssimas. A alavanca entre o centro alto e o pneu ajudam na aderência.
As motos GP não são altas por uma opção de aerodinâmica e não de dinâmica.

Buonanno disse...

Nunca poderia imaginar isso. Para mim, centro de gravidade baixo era sinal de estabilidade assim como nos carros.

Vicente disse...

Buonnano,

Também estive em Buenos Aires no início do ano, estive nessa loja na Galeria pacífico mas era proibido fotografar.
A HRD-Vincent 1000 era uma Rapide Série B (frente Brampton) enquanto o Jaguar preto com interior de couro vermelho e rodas raiadas também vermelhas, todo equipado para as 1000 Millas Classic, era um XK120. Depois a mesma loja expôs uma réplica de um C-Type.

Belair,

Sei que Mr. M não é bobo, muito pelo contrário. Somos bons amigos. Mas tive motos clássicas durante décadas e conheço alguma coisa.

M,

Havia uma Indian 4 cilindros em linha aí em Sampa, eu mesmo a vi andando e lá pelo final dos anos 70 ou início dos anos 80, que depois foi vendida para o exterior.
Quanto à Moto Guzzi, o apelido certo é Guzzi Gambalunga.
A que modelo de Horex você se refere? Alguma Horex Regina 400, Imperator ou algo mais raro. Até uns 10 anos atrás, um certo "Seu Maia", um simples consertador de fogões no subúrbio de Realengo, usava uma Horex Regina 400 no dia-a-dia, com um caixote amarrado em cima do tanque para carregar algumas peças e ferramentas.
E DKW, poucas são consideradas raríssimas.
E "Zumbia", não consigo entender seu sotaque calabrês. Seria uma Zündapp (boxer 4 cilindros 800 cm3), daquelas que só vieram 5 para o Brasil como pagamento de guerra? Achei uma dessas 5 e intermediei a venda dela para um colecionador amigo meu, que comprou mais duas e já vendeu as 3 para a Europa. Mas ainda resta uma quarta, pertinho da minha casa. Ou seria uma Zündapp KS601 ou 501(boxer 2 cilindros 600 ou 500 cm3)? Ou uma inglesa Sunbeam?
Raridade mesmo era uma FN 4 cilindros que era daqui do Rio e hoje está num museu, aqui no Brasil mesmo. E mais rara ainda, uma Nimbus, moto dinamarquesa, que no início dos anos 70 ainda era vista na estação das barcas Rio-Niterói e depois sumiu.

Belair disse...

Nenhum de voces é frco não,Vicente,bem sei disso.
I nóis táqui sóprendeno...
Keep it up !