sábado, 4 de abril de 2009

JIM CLARK

(verdinho com faixa amarela...)
Há quarenta e um anos atrás deste final de semana, morreu um dos maiores pilotos da história do esporte. Jim Clark sofreu um acidente, considerado até hoje misterioso pelos seus fãs, pilotando um Fórmula 2 em Hockenheim. Bi-campeão mundial e vencedor das 5oo Milhas de Indianápolis em 1965, ele morreu imediatamente quando seu Lotus 48 derrapou na pista úmida em alta velocidade e desapareceu entre as árvores do circuito. Acredita-se que um pneu furado foi o causador do acidente. Seus fãs não acreditam em um erro do piloto. A morte de Clark causou um temor em toda a comunidade automobilística. "Se ele morreu atrás do volante, que chance nós teríamos" foi o que pensaram todos os pilotos ao saber das notícias. Uma curiosidade: caso a proposta feita recentemente pela FIA de sagrar campeão o piloto com maior número de vitórias estivesse valendo na época, Clark teria sido pentacampeão. Tremendo piloto.
(Dica do Mestre Zullino que era fã)

34 comentários:

M disse...

Ai, ai, ai...
Agora vamos ter que aguentar mais mil estórias do Zullino !

Luís Augusto disse...

Capaz até dele falar que vai pintar o Logan dele de verde com a faixa amarela...

Roberto Zullino disse...

Convenhamos, como piloto era mais ou menos, mas em gosto para carros e cores era imbatível. Tudo verdinho com uma faixa amarela.

Vamos aos fatos. A Lotus F2 do Clark e do Hill estavam falhando por causa das condições frias e umidas de Hockenheim. Além disso, os Firestones não se adaptavam na pista.
Mesmo assim o Clark se classificou em sétimo atrás das Matras do Beltoise e Pescarolo, Brabhams do Dereck Bell, Piers Courage e Kurt Ahrens. Em sexto Chris Amon em um jegue, digo Ferrari sofrendo com os Firestones também.
Todos estavam no Hotel Luxhof perto de Speyer. No sábado, o Clark encontrou com o Derek Bell no chá, eles não se conheciam. Clark disse ao Bell para tomar cuidado ao ultrapassá-lo porque o motor da Lotus estava cortando.
Derek Bell lembrou que os mecânicos ficavam andando no estacionamento do Hotel para ver se arrumavam as falhas. Descobriram que as correias dentadas esfriavam e rachavam quando eram colocadas, corrigiram com água fervendo no hotel mesmo.
A última pessoa a falar com o Clark foi o mecânico Dave "Beake" Sims e ouviu do Clark que não esperasse muito, pois o carro estava ruim e não tinha grip no molhado.
Na realidade, quem o matou foi seu próprio talento, o Dave Sims dizia que o Clark sabia interpretar o que o carro fazia, se bem que fosse ruim para explicar. O único que mais ou menos entendia o que ele estava falando era o Chapman.
Geralmente os mecânicos acabavam desmontando e para supresa sempre achavam um rolamento ou bucha estragados.
No entanto, um de seus maiores defeitos, se é que pode ser entendido assim, era se adaptar e fazer tempos mesmo que o carro tivesse problemas e essa qualidade/defeito pode ter disfarçado a performance dos Firestones naquele dia.
Depois da saída ele ficou praticamente sozinho e passou a melhorar os tempos, típica ação de sempre com o Clark se adaptando ao carro. A hipótese mais aceita é que um dos pneus tinha um pequeno furo e o Clark foi se adaptando e apertando, no final o pneu saiu do aro.
Essa característica de se adaptar também é citada sobre o Fangio. Em uma de suas vitórias, os mecãnicos foram desmontar a suspensão dianteira e viram que tudo estava travado, o carro não tinha suspensão e para o Fangio estava tudo bem, nem reclamou.
Sem dúvida foi o melhor de sua geração e um dos top10 de todos os tempos. O resto é história.

Roberto Zullino disse...

Luís.
E lá vou ter carro francês, Logan se ganhar de presente eu taco fogo na av paulista. Antes mando pintar de azul para a vergonha ser completa.

Buonanno disse...

Valeu Mestre Zullino!

Pela dica e pela aula. Meu irmão mais velho era fã do Jim Clark e eu comecei a gostar de corridas por causa dos dois.

Luís Augusto disse...

Zullino, não resisti, me pareceu o carro mais inadequado possível para pintar com as cores do Clark. E ele nem é frances, é romeno; sei lá qual é a cor oficial da Romênia!

M disse...

Cor de burro-quando-foge...

M disse...

Buonanno,
Não faça isto ! Não elogie o Zullino ! Senão o cara começa a falar sem parar, e serei obrigado a mandar o Uóxinton e o Uínston para espancá-lo novamente !

Buonanno disse...

Já falei que o único defeito do Mestre Zullino e não gostar de Ferrari, mas ninguém é perfeito, não é mesmo?

M disse...

Nada...Tem mais !
Ele se estraqueia em elevadores cheios...

Roberto Zullino disse...

Romenia deve ser vermelho Drácula.

Esse Logan parece feito de lata de sardinha, pode reparar que a lata é meio estranha.

Vou pintar de rosa para fazer companhia àquele fusca rosinha placa preta do mala.

Luís Augusto disse...

O nome da cor e Korallenrot.

M disse...

Ôôô, Língua-de-Trapo !
O Super Beetle é azul-calcinha-de-macho !

Roberto Zullino disse...

O tal Korallenrot é meio gay e nem deve ser original dos anos 50.

Já o azul calcinha é gay dos anos 70.

A cor da moda agora é "mala sem alça e sem rodinhas".

M disse...

Nos anos 60, o pessoal gostava das cores "pastelzinho".
Hoje é tudo preto, porra !

Roberto Zullino disse...

Ou Prata, tremenda criatividade. Eu ando de Alfa 145 vremeia com chaveiro da ferrari dado pelo tio, mas vou mandar pintar de Korallenrot e ver se o mala me arruma uma placa preta.

Luís Augusto disse...

O Kprallenrot (vermelho coral) está no catálogo VW 55; estou com preguiça de scanear, senão poderia te mandar. Lembra muito o Laranja Mitterwest dos 70 segunda série que foram pintados na Scania, o que pode ter causado a confusão.

Buonanno disse...

O dono da Dacon - que agora não me lembro o nome - dizia que carro pode ser qualquer cor desde que fosse preto ou prata o que aliás, eu concordo.

(Acho que era Paulo?)

M disse...

Se quiser, tenho meio Colorjet preto-fosco aqui. Vendo baratinho...

Foram pintados na TOYOTA e em 90 dias enferrujaram todos !
Meu primo era da Sunbeam e foi chamada para arresorvê-o-pobrema

Roberto Zullino disse...

Não carece, essa cor vende até hoje em uma loja de tintas da rua 24 de maio no centro de sampa.

A loja fica bem ao lado da Botica ao Veado de Ouro e chama Ao Veado Elegante ou algo assim.

A cor é o maior sucesso, tem uns caras que pintam tudo dessa cor, casa, carro, cortina, sofá, é a biodiversidade juramentada e praticante.

M disse...

Paulo Goulart, também conhecido como "Casemiro de Abreu".
O Paulo era outra figura. Ele só usava carro preto e camisa social branca.
Gostava de um clássico, comprava mas não andava nem por decreto.
Ele dizia que eram defuntos e que reviver cadaver era coisa pra JC.
Fazia a festa dos amigos...

Buonanno disse...

he hehehe

A Veado de Ouro fechou faz um tempão. A casa era centenária. Era uma farmácia de manipulação. Quando o fundador morreu, o filho assumiu e começou a mandracar as receitas. Não seguia mais nada e colocava qualquer coisa, mas descobriram e fecharam a farmácia. Era vizinha do Mappin da São Bento.

Buonanno disse...

Isso mesmo! Paulo Goulart.

Dizem que aquele prédio redondo e a irmã dele que ferraram com a Dacon, né?

M disse...

Buonanno,
Tá vendo ? O Zullino agora fica tentando enganar o coitado do Luis Augusto.
E a culpa é sua ! Falei prá não elogiar que ia deitar falação !
Vou ligar já para o Uóxinton...

Buonanno disse...

Nossa, agora nas propagandas tem até jogos de poquer on-line.

Blog fino é outra coisa. hahahahaha

M disse...

Não ! A briga era com o irmão, que tinha ciumes dele.
E o prédio foi no rolo.
Eles eram uma das maiores fortunas de SP.

Roberto Zullino disse...

Então, o Veado de Ouro pode ter fechado, mas a loja de tintas está lá à toda. A pièce de resistance é essa tal Korallenrot para pintar fuscas.

M disse...

Zullino,
JÁ PRÁ CASINHA !!!!

Roberto Zullino disse...

Não posso ir para a casinha que mandei pintar.

M disse...

Azar seu !
Eu vou dormir !

M disse...

ZULLINO, ACORDA !
TÁ CHOVENDO PRA CACETE !!!!

Roberto Zullino disse...

O tio está relapso pacas, são 8:34 e ainda ele não abriu o boteco.

Buonanno disse...

Pronto Mestre!

Estava fazendo o post para vocês comentarem.

Renato Bellote disse...

Um dos meus pilotos preferidos.