sábado, 15 de agosto de 2009

FOGO DE CHÃO

(que fome!)Dezesseis restaurantes nos Estados Unidos, quatro no Brasil. Não, não estamos falando de uma rede de fast food, mas de um empreendimento legitimamente nacional, um símbolo de rodízio, ou melhor, de espeto corrido, como bem dizem seus criadores, os gaúchos. Os responsáveis são os irmãos Coser, “importados” diretamente da serra gaúcha para fazer a alegria e deleite de muitos brasileiros e de muito mais americanos. O nome do grande restaurante vem da tradição gaúcha onde os peões que faziam o deslocamento dos animais pelos pastos cavavam um buraco no chão e assavam seus espetos (na verdade galhos de arvores) no fogo deste buraco, fatiando-as quando estivessem prontas. Isso é apenas um pedaço da história deste grande empreendimento que se tornou, quando o assunto é carne na modalidade de rodízio, na melhor casa, disparada, de todo o país e que não se rendeu ao modismo e variações hoje existentes nas outras casas do gênero que passaram a misturar quantidade e variedade de todos os tipos, como massas, frutos do mar, comida japonesa tendo a carne apenas como mais uma delas. Não é o caso do Fogo de Chão. Ali a concessão limita-se ao bufê de saladas que é excepcional. No mais, carnes dos mais variados cortes de boi, cordeiro, porco, frango, sempre todos de qualidade muito superior a concorrência, com acompanhamentos perfeitos, como, por exemplo, o legítimo arroz de carreteiro. É o local ideal para os carnívoros saciarem seu apetite com o que há de melhor nesse ramo.

(Reprodução - Dica de Il Dottore)

13 comentários:

Belair disse...

DISPARADO MESMO!!!
Do bufê já até reclamei algumas vezes,É mesmo meio fraquinho em variedade,e o gerente me olha com aquele ar condescendente tipo:nosso negócio aqui é carne,e é por isso que voce VIVE voltando aqui,há anos e anos;então coma e não encha o saco...
Sou figura tão carimbada lá(atualmente Av. Bandeirantes,antes Ruben Berta) que não espero mais mesa nem aos domingos,hahahaha.
Eu sei,EU SEI,muita carne faz mal...

Buonanno disse...

Belair,

também sou louco por carne.

Vamos marcar?

Gilles 313 disse...

Belair, essa opinião, cada vez mais frequente de que muita carne faz mal,vai de encontro no meu entender a de que tudo que é excessivo faz mal.

Se vc se entupir de carne todo dia não será legal, como não seria, caso se entupisse de massa, ou de peixes, ou de qualquer outra coisa.

Me lebra aquele filme do cara que comeu McDonalds não sei por quanto tempo seguido...quae morreu !!!

M disse...

Sempre fui bem "carnívoro", mas ultimamente os desejos por carne vermelha tem diminuido.
PORÉM ainda não dispenso uma fraldinha, magra, mal passada, no 1o. corte.
Vamos marcar !!!!!

Belair disse...

Estou com uma ligeeeeira impressão de que fui me meter no meio de um bando de GLUTÕES carai.......!!!!!
Num si pode tocá no assunto quicêis já qué marcá, cacete...

M disse...

Não posso falar pelos outros, mas é que eu tenho esta mania de rico de comer todos os dias...

Buonanno disse...

Mas o intuito da Dica Gastronômica é esse mesmo.

Ir conhecer e experimentar, uai!

roberto zullino disse...

Ainda acho que o melhor é o Ruabayat, mas o Fogo de Chão é muito bom também. Fui uma vez só porque não gosto muito de rodízio.

Buonanno disse...

Para falar a verdade, estou enjoado de rodízio. Fico meio aflito com aquela quantidade de garçons pondo comida no prato da gente. Prefiro restaurante tradicional.

Gilles 313 disse...

Zulino, a referencia ao melhor é na categoria rodízio, ainda postaremos dicas referentes a outras modalidades de restaurantes carnívoros, tipo os que servem cortes especiais como o Rubayat, ou os de origem argentina.

Aguarde !

M disse...

Bonani,
Eu também fico irritado com aquele monte de garçons tentando enfiar comida no meu prato. Ainda mais porque só como fraldinha !
Mas já descobri um meio de remediar isto: Boto o sinal vermelho na mesa e faço um acôrdo com um deles para ir trazendo a maledeta regularmente. E funciona !

RACER X disse...

Ô galera esfomeada, sô!!
Tenho um amigo que mora na Alemanha, depois que seu pai se aposentou da presidência da FAG Rolamentos aqui no Brasil, o Thomas Keller.
Lá ele é cineasta. E seu pai curte a aposentadoria numa fazenda perto da Floresta Negra.
Enfim, toda vez que ele vem visitar o Brasil somos "obrigados" a acompanhá-los em 2 lugares: O Fogo de Chão e o Burdog da Av.Sto Amaro.
Devido ao alto preço da carne na Alemanha, qdo eles estnao aqui se esbaldam.
No Fogo de Chão, fazíamos a seguinte brincadeira: quem conseguisse acender o cigarro sem aquele batalhão de garçons intervir antes, ganhava um chopp. Vou dizer: raras vezes alguém conseguiu ganhar este chopp, hehehe...
Com relação ao buffet em si, também acho meio fraco, mas a proposta da casa é isso mesmo: boas carnes e alguns acompanhamentos básicos. Acho até melhor ser assim do que encararar aqueles sashimis e sushis amanhecidos que insistem em rolar nas outras casas de rodizio.
Mas concordo com o Zullino, em matéria de carnes, o Rubayat dá de 10x0 em todos.
Já com relação ao Burdog, esses mesu amigos veem atras do Cheese-salada imbatível que o Batatinha solta naquela chapa. Acompanhado de um milk-shake duplo de chocolate, é uma refeição dos deuses!!!

Mas agora mooooooorram de inveja: descendo a rua do Fogo de Chão, a Iraí, 2 quadras abaixo encontra-se o Fong's Centro recreativo e gastronômico do Clube dos Cafas, que eu e DesFalque fazemos parte.
Quando dá na telha, os garçons do Fogo de Chão resolvem nos contemplar com um churrasco lá, a base de picanha, maminha e costelas de cordeiro, compradas com o mesmo fornecedor do patrão. E a vantagem é que vc não paga o preço do FDC, pelo contrário, sai na faixa!!!

Jackie disse...

Sou carnívora, adoro a carne do Fogo de Chão!!!
Hummmmm