sábado, 6 de fevereiro de 2010

JOÃO PIRES Ó PÁ!

Muitos amigos me pedem para que eu indique alguns vinhos aqui no blog. Venho tentando fugir disso porque acho difícil acertar nas sugestões. Em primeiro lugar porque minha experiência é muito baseada nos vinhos portugueses em especial os do tipo Porto. Em segundo lugar, acho que vários são os fatores que podem tornar uma sugestão de bebida resultar em sucesso ou não. Acredito que com as pessoas certas, no lugar certo e num ambiente favorável as chances de agradar aumentem. Como já contei aqui uma visita ao Solar do Vinho do Porto em que parece que os deuses do bago se uniram para que nossa visita àquele local se tornasse uma experiência inesquecível. Ainda assim e para não fugir do propósito original, me arrisco a indicar um João Pires branco. Embora respeite quem assim o faça, não vou gastar tempo em descrever referências sobre ele, tais como: é um vinho de cor topázio com intenso e profundo aroma a moscatel, passas e nozes e que apresenta um toque de velhice, embora deva ser consumido preferencialmente jovem etc, porque não entendo disso e tampouco presumo que essas explicações técnicas aumentem o desejo de experimentá-lo. O que digo, aí sim por experiência própria, é de que ele merece ser provado. Os outros fatores, bem, ficam por sua conta ou, quem sabe, dos deuses...

(Reprodução - Colaboração do Quintal que é brother há mais de 30 anos, apreciador e produtor de bons vinhos)

13 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

É sempre bom ter uma indicação...os detalhes técnicos deixemos para os enologos....

Sobrinho II disse...

o Quintal vai adorar os vinhos da VINHOSUL

quem quizer um bom vinho da Argentina, França. Itália, Chile e Portugal, é só falar comigo que em 24 horas estará em casa.......
rsrsrs

abraço

Quintal disse...

Sobrinho II,
então pá, há João Pires???
Dizem que especialmente em inaugurações ele costuma dar sorte...

Abraço

Sobrinho II disse...

não serve um VZ DOURO BRANCO do VAN ZELLERS?

sem citar um MAPU SAUVGNON BLANC/ CHARDONNAY do Baron Philippe de Rotschild

Speed disse...

É isso aí Quintal!

O mundo do vinho é tão povoado de rótulos que, acredito, mesmo os profissionais da área não dispensam indicações. Que dirá nós, reles mortais?

Já provei e aprovei este vinho, excelente se servido bem gelado neste verão.

Não deixe de mandar outras dicas!

De Gennaro Motors disse...

valeu pelas dicas Buonnano!

Sobrinho II disse...

rsrs
uma boa dica:

MAPU SAUVIGNON BLANC / CHARDONNAY - 2008

VINIFICAÇÃO:
Todas as etapaas de vinificaçãodo Mapu Sauvignon Blanc /Chardonnay visam manter o frescor da fruta , conferindo-lhe aromas e estrutura taninos elegante, com maturação de 6 meses.

VARIEDADES
Esse vinho é um assemblage de 80% de Sauvignon Blanc e 20% de Charonnay. O resultado combina a vivacidade e o refinamento da Sauvignon Blanc com a complexidade, o equilibrio e os toques de frutas tropicais do Charonnay.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO
Cor brilhante amarelo dourado . No nariz , fresco e elegante, combinando de notas de pêssego. frutas tropicais e violetas.
À boca, redondo, suave , refrescante, com notas de frutascítricas bem equilibradas .

13% de álcool

temperatura : 9-10C

TERROIR
Este vinho procede do final do Vlle Central , ao sudoeste, com clima mais frio, ótimopara o cultivo de variedades brancas.
As influências do Pacifico e o ar frio vindo da Cordilheira dos Andes ajudam no amadurecimento mais lento das uvas.

Speed disse...

Buonanno,

Nessa época de trabalho duro mas prezeroso fora do blog, sugiro criar o marcador "Vinhos" e aproveitar o potencial destes grandes contribuintes.

Boas dicas!

Muito legal!

Sobrinho II disse...

DICA

pontuação
R PARKER : 98 PONTOS

CV - CURRICULUM VITAE
DOURO TINTO

Vinho de cor vermelho profundo, com nuances violáceas , extremamente agradável, com concentração de fruta vermelha madura , amora, ameixa e cereja negra.
O estágio na barrica nova de carvalho concentra os taninos maduros e ajuda a amaciar a sua potência ,o que resulta em um vinho elegante, equilibrado, com um longo final frutado

graduação alcoólica 15,6%

Anônimo disse...

esse vinho deve ser demais!!!!!!!!

Anônimo disse...

sonia cabrillis existe, Pessoal ,a famosa Sonia Cabrilis existe mesmo de verdade. Pensei que fosse sacanagem desse pessoal que gosta de enviar correntes. o msn é verdadeiro: sonia_cabrillis@hotmail.com

Dibniz disse...

muito bom ó cara!

Bushwacker disse...

Since that you are struggling in posting something about wines...but in this post, you featured "John Pires O Paddle," that must've been a first class wine.


Fender Flares | Bestops | Auto Parts and Updates