sábado, 18 de abril de 2009

CULLATELLO DI ZIBELLO

(hoje a tarde...)Nenhuma especialidade da Itália é tão deliciosa e amada quanto o ‘culatello’, um tipo de presunto cru fabricado em Zibello, uma cidade de 2500 habitantes localizada na província de Parma. Esse nome significa exatamente o diminutivo do que você está pensando, ou seja, a parte alta e posterior da coxa do porco. Enquanto na Itália são feitos oito milhões de peças do presunto crú tradicional por ano, apenas sete mil peças são produzidas deste tipo. Sua receita não tem segredos; o que garante a sua exclusividade é exatamente o clima da região onde ele é fabricado. Ele pode ser saboreado com figo ou melão frescos ou pão e um belo vinho frisante seco gelado. Buono Appetito!

(Reprodução)

9 comentários:

M disse...

Tio Buonanno,
Obrigado pelo convite. Levarei os figos !!!

Buonanno disse...

40 euros o quilo e esgota rapidinho.

M disse...

Putz ! É barato !
A última vez que comprei um Pata Negra, tive que pedir um financiamento no BNDES.

Buonanno disse...

hehehe

Parece que tem um cara aqui no Sul que fabrica e é bem mais barato, mas também não dá conta. Acho que teremos que ir a Parma, não vai ter jeito.

roberto zullino disse...

Não posso comer mais isso que me dá ataque de gota, aquela doença de Lords Ingleses.
Como os figos e tomo o vinho. Talvez uma fatiazinha com Zyloric logo depois.

Paulo Aidar disse...

Onde ?

Buonanno disse...

Os nacionais são bem mais baratos e feitos em uma cidade a 160 quilometros de Porto Alegre. Diz a reportagem que eles são vendidos em Porto Alegre nos supermercados Zaffari e Bourbon a R$14,50 o quilo.

Eu acho que se nós sairmos agora daquí, dá para fazer um lanchinho lá em Porto Alegre lá pelas cinco da tarde, não? hahahaha

LP560.4 disse...

Buonanno!!

esse feito lá no sul, tem aqui em são paulo, la no Bourbon Shopping Pompéia, e da para aproveiatr e ir até a adega bo Zaffari, que não seixa a desejar para nenhuma outra aqui de São Paulo, o Sr. Marcello Zaffari faz questão de ter o melhor em seus mercados....

Buonanno disse...

Valeu LP560.4,

Grande dica! Já está anotada.

Vou lá, sim com certeza.