sexta-feira, 17 de abril de 2009

POLÊMICA

(ídolos) O Senhor Bird Clemente é considerado um dos maiores pilotos brasileiros de todos os tempos e ninguém duvida disso. Na época que pilotava para a equipe Willys, ele desenvolveu uma técnica de pilotagem muito parecida com o que atualmente é chamado de ‘drift’ que é uma modalidade desenvolvida no Japão e que se trata muito mais de um show de habilidade do que de velocidade. Tendo em vista que hoje em dia nem os carros do rally de velocidade andam mais tão de lado nas pistas de asfalto e que na Fórmula 1 está provado que quanto mais se anda no trilho melhor o tempo da volta, você não acha que se na época a famosa berlineta 22 andasse no trilho, sem derrapar tanto, os tempos de volta seriam melhores? Opine.

(Reprodução)

25 comentários:

M disse...

Óbvio !

Buonanno disse...

Acredite, mas você é um dos poucos a concordar sem ressalvas.

Pé de Chumbo disse...

Sem ressalvas, também, mas com um comentário extra:
Acho que a grande dificuldade, na época, era conseguir pneus especiais, corriam com pneus radiais que não tinham tanta aderência, então tinham que fazer a curva "quadrada", mesmo, pra sair mais forte...O Senna usava a mesma técnica no Kart e no inicio de suas fórmulas...

Buonanno disse...

Pé, já ouvi essa teoria a respeito dos pneus também. Seria legal se pudéssemos reproduzir as voltas com 'drift' e 'sem drift', mas infelizmente isso é impossível.

M disse...

Com pneus radiais, o melhor tempo vem quando os bichos estão gastos !

Pé de Chumbo disse...

Exato, M, o desgaste faz com que eles fiquem "slicks"...

disse...

Lógico que não seria.
Tanto o Bird como Luizinho já cansaram de explicar, no livro do Bird tem o relato.
Nunca vi o Bird de Opala, ou o Luizinho de Porsche ou F1 fazendo drift.
Era a caracteristica do veículo.
Ah, leia o livro, ou pergunte para eles ahhaah.
E não era drift, mas sim powerslide.

M disse...

Ah, bom ! Powerslide ! Sei, sei...

Jovino disse...

Bonani, acho que depende do carro. Aqui em Brasília só vi um piloto fazer a curva 1 de lado num opala 4100 que era o Neidiel Roure e andava junto com os carros de equipes famosas de são paulo e de outros Estados.
Acredito, que em tomada de tempo, quanto mais andar no traçado,melhor.
Mas em corridas, principalmente, naquela época, os carros não desenvolviam as velocidade que desenvolvem hoje, e este tipo de tocada não dava para fazer em qualquer curva, acho que tinha as curvas que favoreciam este tipo de tocada e outros não.
Aqui em Brasília o Welington Guimarães (pai do Felipe Guiparães que corre na A1 GP com o Emerson) cansei de ver ele vencer corridas de Kart aqui no Guará tocando de lado, enquanto os outros tocavam redondinho e tomavam chumbo.
Só agora descobri o seu link e parabens pelo blog.
Jovino

Buonanno disse...

Valeu Jovino!

Eu tinha certeza de ter mandado o link para você, mas só agora percebi que não mandei. Legal que você tenha descoberto.

Espero que goste.

Volte sempre porque eu coloco um post novo todo dia.

Obrigado e um abraço.

M disse...

Pessoal,
É impossivel comparar kart com automovel !!!!
Em primeiro lugar, kart não tem diferencial.Acho que não preciso explicar, né ?
Mas principalmente pela diferença na geometria dos sistemas de direção.

disse...

O Bird explica para vcs. então!
http://jovempan.uol.com.br/blogs/f1/2008/12/23/a-entrevista-de-bird-clemente/

Romeu. disse...

O problema das berlinettas era a falta de potencia, portanto acho que não teria nenhum ganho fazer as curvas "no trilho"
Tanto é que quem usava e abusava desses carros sobreesterçantes, sempre levava vantagem.

M disse...

Acho que com uma caixa bem escalonada fariam melhor serviço e preservariam o carro, mantendo na faixa de torque.
O câmbio era uma josta e eles ainda andavam tirando água da caixa de satélites, que abria no meio !!!

disse...

Gostei do "fariam melhor serviço".
Verdade que a água entrava pelo respiro do blocante?
Tem uma foto que poucos identificaram de um dia que deu trabalhão para tirar a água.
http://nostressblog.blogspot.com/2009/03/misterio.html
E aí Miltão, que achou do depoimento do Bird?
Os mais novinhos da turma foram o Pace e o Émerson.
abs. e até.

roberto zullino disse...

Em motos era comum algumas marcas como a Norton recomendarem a derrapagem controlada.
As Nortons eram menos potentes, o piloto derrapava antes da curva para frear menos do que se usasse os freios, que por sinal eram uma bosta, e desta forma mantinha o motor cheio para o contorno e saída de curva. Também usavam pneus mais finos que as concorrentes, mas no final foram varridas das corridas.
As berlinetas não tinham potência e muito menos torque. Acho que a idéia era ir levando o carro deslizando para não usar freio e manter o motor cheio, inclusive mitigando o problema da caixa ruim e mal escalonada. Dependendo de quem estivesse pilotando podia dar certo. As vezes que reparei o piloto começava a fazer a curva antes do ponto e punha o carro de lado diminuindo a velocidade. Em todo caso, isso é o que imagino, nunca dirigi berlinetas em pista, só na rua e não dava para fazer essas firulas.

Cesar Costa disse...

Powerslide, drift? Naquele tempo era chamada de "derrapagem controlada". O próprio Bird já explicou que com a chegada dos pneus slicks a era das "derrapagens controladas" acabou. Ele contou que num Maverick com slick fez o circuito todo de lado e o tempo foi pior do que quando fez a volta no trilho. Foi sua corrida de aposentadoria. Com carros e pneus de época as Berlinetas só faziam tempo "de lado". Se colocar hoje, pneu de Classe A, por exemplo, não precisa essa ginástica toda pra vir tempo...

Buonanno disse...

Valeu Cesar Costa, obrigado pela comentário.

disse...

Miltão, boa pedida.
Estava falando com o Bird Hj., pois estamos fazendo um texto para o blog do Luizinho, da primeira corrida dos dois.
E como os textos são parte de capítulos futuros, vou tirar a limpo com o Papis e Sabó, esta historia, pois se jogavam de lado, praticavam o hoje chamado powerslide.
Esta do Maverick com slick foi novidade.
Valeu.

Anônimo disse...

Não concordo .

Os pneus na decada de 60 eram diagonais ,mesmo na F1 os radiais só foram usados na segunda metade da decada .Se andar de lado perdesse tempo o Peterson nunca seria rapido ,logico ,estou falando dos pneus diagonais.

Um bom teste seria colocar um pneu diagonal em um super classic atual e tentar andar forte sem andar de lado .É impossivel!!!

Jonny'O

Anônimo disse...

Na F1 ,o pneu radial só deu as caras em 1977 !

Parece mentira né!!

Jonny'O

Buonanno disse...

Valeu Dú!

Não esqueça de contar aqui o que eles disseram.

Cesar Costa disse...

Jonny!O:
Não é bem assim. Na década de 60 a Pirelli fabricava aqui o Cinturatto, para muitos um pneu radial atual até os dias de hoje.

Du:
Ouvi ele dizer isso há pouco tempo em alguma entrevista. Acho que foi na Globonews. Ele disse que ficou surpreso quando o Greco lhe falou, ao voltar aos boxes, que os tempos haviam piorado, quando ele achava que estava "mandando o sapato". Ainda de acordo com ele, naqquela corrida viu que era hora de se aposentar. "Com slick não havia graça", disse ele.

Anônimo disse...

Verdade Cezar Costa , tinha o cinturato da Pirelli que era radial .

Mas mesmo assim o caso é que ,naquela época do Bird era preciso andar de lado uns mais outros menos ,mas se andasse como hoje o tempo não vinha .

Tem uns videos por aí que mostra os F1 de 73,74 e 75 fazendo a curva do Sol em Interlagos ,todo mundo atravessava e eram pneus slik mas eram ainda diagonais .

Jonny'O

Cesar Costa disse...

Jonny!O:
O problema das Berlinetas era o motorzinho que não empurrava. Daí os caras virem atravessados. Eles andavam contra Simcas, JKs, carreteras etc...