quinta-feira, 30 de abril de 2009

TALLADEGA SUPERSPEEDWAY

(temos que ir)
O acidente do fim de semana na Nascar trouxe de volta o assunto segurança. O Talladega Superspeedway é o maior circuito oval do mundo e o que mais chama atenção nele são suas curvas com 33º de inclinação, o que permite que os pilotos andem de pé embaixo o tempo todo. Dizem que em voltas de teste já foram atingidas velocidades de até 370 km/h de média. Na tentativa de diminuir os acidentes, os carros passaram a correr com uma placa para limitar a velocidade. Com ela, os pilotos andam numa velocidade em torno de 350 km/h em filas de até 4 carros lado a lado e é justamente essa placa que agora vem sendo discutida. Dizem os críticos que ela faz com que os carros andem muito juntos, facilitando acidentes como esse último. Na verdade, a categoria é pródiga em toques, empurrões e acidentes espetaculares, e é isso que a torna atrativa. Essas 'agressões' dos pilotos também estão em discussão. (Clique aqui para ler sobre elas.) A Nascar é uma categoria com pouquíssima tecnologia embarcada, relativamente barata, mas que atualmente atrai o maior público das competições automobilísticas nos EUA. Esses superovais somados a acidentes iguais ao que vimos nesse final de semana devem ser um bom motivo para isso.


(Reprodução - Site da Nascar)

5 comentários:

Primo disse...

Don Bonani,
americano gosta é de picadinho de gente...
Por isso nao ligam muito pra F1, e nas provas da Nascar lotam os ovais, onde cabem em muitos deles, mais de 200 mil !

Primo disse...

Ah, e são quase 40 fins-de-semana de corrida...pasmem !!!

M disse...

As jostas tem mais de 750 HP ! Não são fracos, não !

Buonanno disse...

É mesmo!

Já ouvi dizer que o povo vai aos autódromos para ver os acidentes.

Os carros são muito fortes tanto em potência como em resistência a batidas.

roberto zullino disse...

Nos USA o povo vai em estádios e pistas para comer, corrida é detalhe.