terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MOTOR A AR?


Está circulando pela Internet um vídeo com uma reportagem sobre um mini carro movido por um motor a ar-comprimido desenvolvido pela MDI, empresa de automóveis francesa. Com uma autonomia de até 200 quilômetros, a idéia é que eles sejam utilizados em veículos de uso urbano que necessitem de uma potência moderada tais como táxi ou em ambientes fechados, tendo em vista que esses motores possuem um índice de poluição igual a zero - apenas ar fresco é o que sai pelo tubo de escape. As companhias aéreas Air France e KLM começarão a testá-lo para utilização em torno dos aeroportos. Algumas outras versões do mesmo carro foram criadas pela empresa com motores que estão sendo chamados de dupla energia, pois possuem uma câmara de combustão externa alimentada por petróleo, diesel, óleo, álcool ou gás. Eles proporcionam uma autonomia muito maior com um índice de poluição muito baixo. Se quiser saber mais, clique aqui. Assista à reportagem.




(Reprodução - Dica do Dr. Pacheco)

19 comentários:

Belair disse...

E cade o capixaba que tambem tinha um motor a ar?Porque ninguem " adota"?

Francisco J.Pellegrino disse...

Tem tanta tecnologia sendo desenvolvida, mas as automobilisticas ainda não acharam nada parecido com o que fazemos hoje....carros lucrativos com motores que não entregam ao menos 50% da potencia nas rodas...eu acredito mais nos motores elétricos...é potencia pura, energia muito mais limpa do que os movidos a combustíveis fosséis.

regi nat rock disse...

Xiii Belair (tá sumido hê, muita areia na banda larga?), vc acha que já não deram um jeitinho pra tirar a idéia da cabeça do peão?
Assim como nunca mais se falou do tal motor alabático ou coisa parecida, que só não funcionava com mijo de vaca. O que se colocasse no tanque, era devidamente queimado.
Assim como o carrinho aí, deve ter muita coisa no forno, com idéias 'pardalianas', aguardando o momento adequado para serem apresentadas, com pompa e circunstância.

roberto zullino disse...

Passou um filme nesses discoverys da vida sobre esse carro. O programa é o Planeta Mecânico.

O motor adiabático que o Regi deve estar se referindo é o Elko trazido para cá pelo Eugeninho Martins. O princípio é simples, é uma espécie de motor diesel bem forte que não utiliza radiador e trabalha em temperaturas altas, por isso tem que ser reforçado. A alta temperatura permite que se coloque qualquer combustível como óleo de cozinha, diesel, querosene, gasolina, tudo misturado se quiser. Requeria maior desenvolvimento, pois o barulho era alto, mas a potência adequada. Adiabático é o termo termodinâmico para definir sistemas que não trocam calor com o ambiente. Na realidade, um motor ciclo otto ou diesel joga 70% da energia química do combustível pelo radiador e pelo escape. Isso depois de 100 anos de desenvolvimento. O motor alternativo é uma máquina burra, tem velocidade zero nas pontas e requer peças para manter a inércia e o funcionamento. O pistão acelera até 250 km/h e pára em cima, acelera de novo até 250 km/h e pára embaixo. Ainda nã conseguiram fazer um rotativo decente, a menos dos elétricos. O Wankel é gastão e tem problemas nas palhetas. A MAzda deu uma ajeitada nos Wankel, mas ainda não se resolveu muita coisa.
A Toyota estava desenvolvendo um motor de cerâmica adiabático que funciona a 800 gráus sem radiador e também queima qualquer coisa. Acho que desistiram pelo custo e porque no fundo era mais um motor alternativo ciclo otto ou diesel.

M disse...

Zullino,
Não fale bobagem !
Motor adiabático é lenda ! Muito se fala, existem várias patentes registradas, mas nunca ninguém apresentou algo que funcione. E pela própria definição, acho que nunca vai aparecer !
O motor do Klaus não tem nada de adiabático !
É apenas uma motor ciclo Otto altamente omitizado na transformação de energia !
E não tem nada de altas temperaturas nele. Muito ao contrário, o bicho não esquenta nada e nem precisa de circulação de água no cabeçote.
(Motor "que esquenta" está desperdiçando energia)
O pulo-do-gato está nos pistões articulados (sim - duas partes)
e com a câmara de combustão hemisférica, dentro da cabeça do pistão.
Andei muito com um Audi 5000 equipado com um Elko 3 cilindros, 1.400 c.c., que desenvolvia 87 CV e levava a banheira a 200 km/h.
E não tem nada de barulhento !
Este motor pesa 90 kg. Uma verdadeira jóia !
O Wankel da NSU tinha 2 pontos críticos, que MAZDA resolveu.
O principal era o material do "anel de segmento", que a rigor é uma simples barra, que se desgastava rapidamente. E o outro problema era o consumo elevado.
O RX7 com 2 rotores já era excepcional. O RX8 com 3 rotores é a perfeição !
A grande vantagem do Wankel é ter poucas peças móveis, e consequentemente baixo peso.
Já estes motores cerâmicos se desintegram e viram pó sem nenhum aviso. Não estão chegando a nenhum lugar.
Quanto a esta MDI, há muito mistério. A fábrica muda de lugar com o vento. "Apareceu" na Espanha, foi para a India e voltou para a França. Teve até "filial" nos USA.
Estes carros estão sendo "apresentados" há 6 anos, e nunca entram em produção ?
No site da fábrica espanhola vc podia se cadastrar, caso tivesse interesse em adquirir um.
Eu me cadastrei há 4 anos, e até agora nada. Acho que aí tem coisa...

Belair disse...

M, o anel de segmento melhorou,muito,mas ainda e' um problema para a Mazda ou qualquer outro;assim como o consumo,que continua bem alto.
O RX8 e' um belo carrinho cujo motor gira alto e gostoso,mas consome,queima oleo depois(o anel!),e falta algo mui importante para carro de rua(pelo menos p/ mim): TORQUE.
De resto,poucos fabricantes investiram por muito tempo no Wankel(MB p/ ex.), o que e' sintomatico.

regi nat rock disse...

Nada como cutucar as onças e esperar o resultado.
valem as 3 explicações mas continuo com uma dúvida cruel não respondida pelos ilustres.

Cadê o moto contínuo?

Buonanno disse...

É isso mesmo, Régis.

Quando fiz o post, pensei nisso também e parece que funcionou.

roberto zullino disse...

M,
Os caras chamam o motor de adiabático porque não troca calor com o ambiente. Evidente, que é um exagero e há troca de calor sim, pelo menos por radiação. Mas ficou o apelido para motores que não usam o radiador. O que eu vi era um Passat nacional com 3 cilindros e fazia barulho sim. Estava com o Eugeninho funcionando com óleo de cozinha mais algumas coisas. Pelo menos é o que ele disse.
Em todo caso, porque o Elko não foi para frente? Não aqui que é compreensível, somos uns medíocres. Mas e na europa?
Ainda acho que o Wankel ainda tem problemas de consumo e poluição, mas certamente é um avanço na direção de um motor rotativo e não alternativo.

regi nat rock disse...

Quando fizeram uma barulheira em cima desse motor ( quem dizia estar por trás era um consórcio grande pra dedéu que foi pra vala e que esqueci o nome) mostraram na globo e a lembrança que tenho era de um Santana. Puseram no tanque, gordura vegetal em colheradas!, o oleo de uma fritadeira de uma pastelaria (ainda estava quente pois fumegava cheia de restolhos) um pouco de óleo diesel, outro tanto de gasosa, mais uns goles de alcool, uma verdadeira bomba ecológica e mostraram o carro descendo a lenha na Imigrantes com o ponteiro beirando os 200 km/h e o reporter todo empolgado. Depois disso, nada mais se ouviu a respeito, salvo em publicações técnicas, mas mesmo assim, só teorias dirigidas a experts.

Mas minha pergunta contínua:

e o moto perpétuo, sumidades?

RACER X disse...

Moto Perpétuo era uma banda brazuca dos anos 70, Regi.huahuahua

roberto zullino disse...

Sugiro a consulta dos livros dos irmãos Grimn e suas fábulas. Moto perpétuo, papai noel, coelhinho da páscoa pertencem à mesma categoria.

M disse...

Zullino,
Quem chama o Elko de adiabático só pode ser ignorante !
O 3 cilindros que vc viu era refrigerado a água e tinha radiador, sim senhor !
O Klaus Elsbett tem uma empresa conceituadíssima no desenvolvimento de motores e conta entre seus clientes a Mercedes, Volvo, Man, Volks, Renault, etc !
Ele, acredite, é o maior responsável pelo atual estágio de desenvolvimento dos motores diesel!
Este motor que vc viu no carro do gordinho sinistro, é o módulo menor de um projeto que o Klaus chamava de "social", que por ser multicombustível, foi idealizado para o uso em comunidades carentes e longínquas. A idéia era que os habitantes destas localidades poderiam fazer seu próprio combustível vegetal.
Exitem centenas de geradores com estes motores, espalhados pelo mundo !
O motor continua disponível e é barato ! Custava US$4,000 !
E o melhor: Ainda apresenta baixissimos índices de consumo e emissão de CO, apesar de não contar com nenhum gerenciamento eletrônico !!!!!

Após as tentativas furadas do Eugênio, o projeto foi abraçado pelo Garavello, que se propunha a fabricá-lo no braZil. Aí ele foi prêso...
Eu ainda tentei fazer uma aproximação do Klaus com a CBT, mas os caipiras tinha acabado de fazer aquele abôrto que equipava o Javali, e desdenharam o Elko.
O sucesso de vendas da catraia demonstrou que eles estava certíssimos, né ?
Tenho muita documentação sobre o assunto. É bem interessante ! Se vc parar de falar bobagem, qualquer hora eu mostro ! Hahahahahahhhh...

O melhor projeto do moto-perpétuo foi feito em Portugal !
Consiste em duas polias, uma correia e 2 pesos - um de 9 kg e outro de 6 kg.
No papel ficou ótimo, mas na prática não funcionou. Eles ainda estão tentando descobrir o que falhou...

M disse...

A quem possa interessar:

http://www.elsbett.com/pt/quem-somos/introducao.html

M disse...

A que possa interessar:

http://www.elsbett.com/pt/quem-somos/introducao.html

roberto zullino disse...

O que vi não tinha radiador não, era pequeno e estava em um passat dourado se não me engano.
A 4rodas na época fez uma matéria com o mesmo carro. Lá chamavam o motor de adiabático, mas devem ter ouvido isso de alguém. Se alguém achar podemos ver as fotos da coisa.

M disse...

O Eugênio adorava o têrmo e os papagaios sairam repetindo.
Mas de adiabático não tem nada !
Tenho montes de fotos que tirei na Alemanha, e também por aqui
Eu fui a São Carlos com o véio Chico, demonstrar o motor do Audi 5000 para a "engenharia" da CBT.

regi nat rock disse...

Algumas colaborações a respeito de tecnologias disponíveis.


http://www.fendel.com.br/livro2.html
http://www.sefrim.com.br/waternet/index.htm
Mas se nada disso ajudar resta essa outra alternativa.
http://gizmodo.com/5305675/how-to-drive-a-ford-model-t

M:

Eu li que o portugues responsável, calculou mal a bitola da correia.

Speed disse...

Moto perpétuo não existe, pois fere as leis fundamentais da Física. Por melhor que seja, sempre vai haver algum tipo de atrito ou de barulho, o que significa perda de energia para o ambiente.