terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SEMI-AUTOMÁTICO

Com o lançamento do câmbio semi-automático nos carros populares brasileiros, parece que começa a mudar o hábito dos nossos motoristas que até há pouco tempo odiavam qualquer câmbio que não fosse manual. O termo semi-automático foi utilizado porque, visando à diminuição dos custos, os engenheiros trabalharam em um sistema convencional de transmissão com a inclusão de componentes eletrônicos. Além da óbvia vantagem de não ter que trocar a marcha manualmente, o sistema é mais econômico que o chamado automático. Como desvantagem, a reclamação que o câmbio dá um tranco muito forte quando da mudança - problema que parece ter sido resolvido pela Volkswagen no Polo I-Motion. Com o trânsito indo de mal a pior, quem dirige um automático ou até mesmo um semi-automático dificilmente quer voltar ao câmbio mecânico. Assim como a direção hidráulica e o ar-condicionado, o câmbio semi-automático deve virar um daqueles acessórios que depois que se acostuma com eles, não se sabe como se ficou tanto tempo sem um.

(Reprodução)

14 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Demorou demais, mas não havia volume de produção q compensasse a fabricação do aparato...AGORA VAI.

De Gennaro Motors disse...

Olá Buonnano,

Desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Abraço, Fernando A. De Gennaro

De Gennaro Motors

Francisco J.Pellegrino disse...

Segundo comentário: eu gostaria de ter no meu velho Camaro um cambio automático de 6 marchas, mas infelizmente meu bolso só pode ter um com 3 marchas e shift improver...mas o Natal está aí, o M sumiu, de repente a gente liga prá ele e manda trazer um com 6 marchas.

Buonanno disse...

Claro, por que não?

Tenho certeza que ele não vai se negar a fazer esse favorzinho.

Helio Herbert disse...

Para mim tanto faz,gosto dos dois,agora o que não faço mesmo é andar em congestionamento,evito ao máximo.

RACER X disse...

eu tinha paúra de dirigir com ambio automatico, até que fiquei vendi meu Brava e fiquei usando o Civic da Andrea emprestado.
Quer saber? gostei. É só vc esquecer a perna esquerda e tudo bem.
Quanto a esse cambio do post, 2 amigos que fazem test-drive não curtiram muito nao, só não sei por que.
Mas eu ainda prefiro engatar e reduzir no manual.

thomas disse...

realmente, um carro automático ou seim-automático é mto mais facil de ser dirigido do que um manual, soh que o manual tem o seu charme...espero q esse novo câmbio melhore o transito, ou pelo menos nos deixe menos estressados nele...

roberto zullino disse...

Se pode ter dois pedais para que três?

O maloqueiro podia usar o cambio normal de 3 marchas e adaptar uma reduzida elétrica de caminhão ou um overdrive elétrico para mudar a relação final, fica com seis marchas para frente e duas para trás.

Tive um simca chambord que tinha sido de corrida que tinha isso, eram 3 marchas na alavanca e mais três no botão de painel. era um saco, mas os caras adaptaram um botão desses de reduzida de caminhão ford e funcionava direitinho. Só restou automatizar o avanço, ao se acelerar o carro tinha que ir avançando a distribuição por uma alavanquinha no painel, uma merda.

M disse...

Ôôô Maloca !
Num vô levar nada ! Sai dessa vida !
Teu negócio é andar de ônibus !

pacheco disse...

aproveito para pedir uma sugestão. Atualmente, aqui em casa, temos 3 carros. dois automáticos e um manual. Acreditem, ainda não consegui convencer minha mulher a guiar o automático! Sei que vários colegas já tiveram este problema, mas conseguiram convencê-las a guiar o automático e, como resultado, perderam a possibilidade de guiar os automáticos porque elas se apoderaram deles. Eu, ainda não consegui a façanha. Daria para darem uma dica?

Buonanno disse...

pacheco,

aqui em casa foi exatamente igual. Ninguém queria saber de carro automático até guiar um.

Minha sugestão é propor um teste em local sem trânsito com a motorista segurando a perna esquerda com a mão esquerda para que o costume de pisar na embreagem não atrapalhe.

Em apenas dois testes - um sábado e um domingo - acostumaram e hoje não querem nem ouvir falar em carro mecânico.

M disse...

Pacheco,
Vá por mim ! Melhor deixar a mulherada pilotando o fogão !

roberto zullino disse...

O M tem toda razão, mulher honesta tem que molhar a barriga no tanque e secar no fogão. Além disso, é bom elas fazerem força nas pernas para não dar varizes.

Anônimo disse...

ola faco adptacao pra deficiente gostaria de saber se esse cambio semi automatico dar pra colocar em qualquer carro