terça-feira, 15 de dezembro de 2009

UM MUNDO MELHOR

(ponto sem nó)Para os pessimistas de plantão, uma boa (ou não?) notícia: O MUNDO ESTÁ FICANDO MELHOR! Estamos mais alfabetizados, melhor alimentados e mais saudáveis, de acordo com as estatísticas mundiais que mostram a quantas anda o nosso planeta. Veja só a lista das coisas que melhoraram ao longo dos tempos:
  • menos mortes por doenças infecciosas;
  • mais adultos alfabetizados;
  • menos fome infantil;
  • mais crianças na escola;
  • uma expectativa de vida que não para de crescer;
  • uma mortalidade infantil menor;
  • um saneamento básico maior.

Essas são apenas algumas que eu selecionei por serem, em minha opinião, as mais importantes, mas têm muitas outras. Claro que há muita coisa ruim também, mas em menor quantidade.

(Reprodução - Superinteressante)

6 comentários:

roberto zullino disse...

Estamos indo é para trás, somos 7 bilhões e cabem confortavelmente 2 bilhões. Por isso que esse discurso de desenvolvimento do terceiro mundo é mentiroso. Se a Africa atingisse o nível do Paraguai iríamos precisar de outro planeta.
Temos que acabar com uns 4 bilhões e a turma fica investindo em medicina para ricos e não se pode falar em controle de natalidade por medinho do papa.
O dia que fizerem saneamento básico para todo mundo a maior causa de mortalidade infantil, a diarréia, acaba, sequer cuidamos da próxima geração.
Não se pode falar em progresso quando a maior causa de morte ainda é a diarréia causada por viver na merda.

regi nat rock disse...

Li um estudo a algum tempo que propugna que o planeta suporta algo como 9 bilhões de habitantes, DESDE QUE, mantenha o uso dos recursos disponíveis, em controle, evitando o desperdício, hoje quase 100% generalizado e uns 11 bilhões em regime de economia de guerra.
O número ideal, segundo esse estudo (não recordo em qual site o li) é alguma coisa em torno de 6.5 bilhões, mas com controles absolutos dos disponíveis.
Quem é que vai abrir mão dos confortos hein? especialmente pra dividir com as populações desmazeladas por aí?
O grande problema é a água potável, finita, mesmo com toda tecnologia para dessanilização disponível.
Acho mesmo é que tem gente demais e o planeta em uns 200 anos estará exaurido... Aí, só restará rezar pros Et's darem as caras e passarem o rodo - literalmente - .
Como dizem que a natureza é sábia e impessoal, não descarto um 'ajuste' de percurso para minimizar o problema. Resta saber qual será o tipo. Uma pandemia?, uma bagunçada no eixo do planeta?
A grande verdade é que a raça humana é um erro brutal da natureza.

Buonanno disse...

E a conferência em Copenhagem está sendo um fiasco.

Outro dia, ouvi de um médico de confiança que os laboratórios fabricam remédios não para curar as doenças, mas sim para manter os doentes vivos. Isso sim é assustador.

Buonanno disse...

faltou dizer que de qualquer maneira, nada disso anula as boas notícias.

De Gennaro Motors disse...

que bom!

pacheco disse...

Não podemos ser pessimistas! A vida melhora com o tempo transcorrido, mas que o pessoal de Brasília atrapalha, não temos dúvidas!