segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VAI CALIBRAR?

Apesar de não demorar mais do que cinco minutos, é raro de se ver alguém calibrando os pneus no posto de gasolina. Todo mundo sabe que andar com a pressão certa evita o desgaste prematuro dos pneus. Além disso, uma calibragem abaixo da pressão recomendada pode significar um aumento no consumo de combustível e no caso da pressão estar acima do recomendado, parte da borracha perde contato com o solo o que significa menor aderência. A recomendação dos fabricantes é que eles sejam calibrados frios e de quinze em quinze dias, nunca esquecendo do estepe. Já há algum tempo, alguns postos passaram a oferecer a calibragem com nitrogênio que dura mais tempo, mas que dependendo do posto, pode ser cobrada. Portanto, a partir de agora, já sabe: na próxima vez que for reabastecer, calibre os pneus.

(Reprodução - Jornal do Carro)

14 comentários:

Pé de Chumbo disse...

Aqui em Curitiba os postos que oferecem calibragem com nitrogenio não cobram nada.
Pelo menos eu nunca paguei...

Francisco J.Pellegrino disse...

O Camaro eu calibro cada vez que saio de casa, o Honda faz mais de 1 ano que não sei o que é calibrar pneus...

Buonanno disse...

Pé,

a reportagem dizia R$5,00 para cada pneu. No início da década de 90 eu abastecia e calibrava os pneus em um posto perto do meu trabalho e também não pagava.

Atualmente o posto que eu abasteço não tem a calibragem com nitrôgenio.

Na dúvida, alterei o texto. Valeu!

F250GTO disse...

O meu carro como ainda usa pneus com camara, precisa de mais atenção ainda com a calibragem.
O problema não é esquecer de calibrar os pneus.
O problema é achar um aparelho calibrador confiavel nos postos de gasolina.
Se voce for a dez postos, vai encontrar dez valores diferentes nos seus pneus.
Podem fazer o teste...
Eu agarantio!

RACER X disse...

pra mim, calibra os pneus toda vez que boto gasolina é um ato normal, não sei como as pessoas deixam de fazer isso. E mmantenho o reserva sempre calibrado tb, o carro fica mais leve.

regi nat rock disse...

O negócio é calibrar sempre no mesmo posto. É o que faço.
Na pior das hipóteses, vc estará com o carro equilibrado.
E se estiver com erro pra mais, na primeira curva mais forçada, irá perceber que alguma coisa não está no 'jeito' pois a cantoria vai acontecer..

M disse...

Faz mais de ano que não calibro os pneus do Swift. A rigor, nunca calibrei ! Carro bom não precisa disto...

RACER X disse...

é o que faço, Zullino.
Gasolina e calibragem, no mesmo posto Petrobras do lado do Shopping Ibirapuera. Não dá chabu!

roberto zullino disse...

O racer, tá me confundindo? nem postei ainda.
Também calibro no mesmo posto que ponho gasolina ou árco.

M disse...

Deve-se calibrar sempre com os pneus frios !

RACER X disse...

exactamente, Mr M.
E sorry, Regi, por conta do niver do Zullino e a ressaca da segundona, troquei Regi por Zullino...foi mal, aí!!
Preciso comprar o gardenal que tá acabando, huahuahuaua

Speed disse...

Além de lembrar, é fundamental conhecer a pressão correta. Dificilmente o frentista sabe. Os carros modernos costumam ter um adesivo com as pressões em cada situação, geralmente fixados na portinhola do combustível ou no batente da porta do motorista. Ajuda muito! Calibrar errado é o taõ prejudicial como não calibrar.

maicon disse...

Algum posto em Curitiba que calibre com nitrogênio?? Não encontro mais nenhum

obcecado disse...

Pedante... sai pra lá ciclista