Na década de 60, pilotos de rally escandinavos popularizaram uma técnica que veio a ser chamada de ‘Scandinavian flick’. O objetivo é desequilibrar o carro o suficiente para produzir uma espetacular derrapagem forçando o carro a deslizar com as rodas traseiras e fazendo com que ele perca velocidade com a manobra. Com isso, o piloto, além do show, consegue um controle maior “dirigindo” o carro com o acelerador. Confira ao lado todas as etapas desta linda manobra.
(Reprodução Car & Drive - Translation by Belair)
(Reprodução Car & Drive - Translation by Belair)
5 comentários:
Aqui no Brasil conhecido como pendulo....se provoca uma saída de traseira para o lado contrário da curva e quando der "chicotada" já aponta para o lado certo da curva com pé no fundo...
É rápido na terra,mas no asfalto não precisa.
Achei que íamos ter mais uma polemica sobre a perda de velocidade "andando de lado". Tá todo mundo de acordo agora?
Pois é Belair. E olha que eu coloquei que "perde velocidade" duas vezes no post.
Mas acho que é porque é rally. Se fosse no asfalto todo mundo reclamaria.
É uma forma inteligente e mais rápida de dirigir em situações de baixa aderência. Já que as rodas iriam travar na freada e patinar na saída da curva, a idéia é tirar o máximo proveito das rodas deslizantes, aproveitando tanto para diminuir a velocidade antes da curva, como para posicionar o carro da melhor forma possível na saída.
Sem dúvida a manobra mais linda, principalmente quando bem executada.
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