sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SAUDADES

Certa vez durante uma visita, meu tio José fez questão de me mostrar um disco de vinil que havia ganhado de presente de uma amiga, trazido de Portugal. Como ele sabia do meu gosto por música orquestrada, fez questão que eu o ouvisse. Era um belíssimo trabalho de pesquisa e de excepcional qualidade musical. O álbum chamava-se Saudades, produzido por um maestro português chamado José Calvário cuja foto estava na contracapa. Como já comentei anteriormente, profissionalmente viajei muito a Portugal, e, numa dessas viagens acabei comprando o disco. Um dia, eu estava no bar do aeroporto da Portela em Lisboa aguardando o vôo para retornar ao Brasil quando reconheci o maestro tomando um cafezinho acompanhado de sua esposa. Aproximei-me dele e perguntei se era mesmo quem eu julgava que ele fosse ao que ele prontamente confirmou. Em seguida, eu me apresentei dizendo-lhe que conhecia seu trabalho e contei rapidamente a história da visita à casa de meus tios. Ele se interessou e ficou ainda mais surpreso quando eu fiz alguns comentários que comprovavam meu conhecimento sobre o álbum. Enfim, seu vôo já havia sido chamado e falamos pouco mais de cinco minutos. Mas foram cinco minutos preciosos para mim e para ele que não escondia a satisfação e a felicidade por um brasileiro reconhecê-lo e conhecer seu trabalho, já que o álbum não havia sido lançado no Brasil. Cartões trocados, começamos assim uma amizade muito rica. Sempre nos comunicávamos especialmente na época do Natal. Trocávamos e-mails e, certa vez tive o prazer de jantar com ele em Lisboa onde aprendi muito sobre seu trabalho, sobre a sinfônica de Londres, e tudo mais. Naquela noite, ele me presenteou com vários CD´s que havia produzido. Sujeito educado, me disse que se irritava quando setores da imprensa portuguesa o criticavam por ele trabalhar em Londres. O fato é que ele gravava na Inglaterra por falta de condições técnicas em Portugal e isso incomodava aos seus críticos. Ultimamente estava achando estranho o afastamento dele que não respondia e-mails e nem minhas ligações. Este ano, um amigo português, que sabia da nossa amizade, me deu a notícia de que ele havia falecido após ter permanecido meses em vida vegetativa, vitimado por uma isquemia cerebral. A imprensa portuguesa noticiou sua morte com destaque. E hoje, onde quer que ele esteja, sabe que tem amigo brasileiro a quem ele deixou muitas Saudades.

(Reprodução - Colaboração do Quintal que é brother há mais de 30 anos, apreciador e produtor de bons vinhos)

4 comentários:

Helio Herbert disse...

Como dizia o Poeta Carlos Drumond "Um dia também seremos apenas um retrato na parede".

Speed disse...

Mais um belíssimo post!

Anônimo disse...

Não sei quem é o Brasileiro que postou o disco SAUDADES.... gortaria muito de saber. sou a Josie Calvário mulher do Maestro. pelo meu nome podera encontrar-me no fb.

Quintal disse...

Olá Josie, que bom te encontrar. Sou o Carlos Quintal, colaborador deste blog e responsável por esse post. Desde já posso lhe dizer que tentei muito encontrá-la desde a época em que o publicamos mas não tive sucesso. Estou muito feliz de tê-la encontrado.
Meu e-mail para correspondência é Quin_car@hotmail.com. Aguardo seu contato.
Grande abraço,
Quintal