domingo, 29 de março de 2009

GP DA AUSTRÁLIA

(que meda!) Em uma temporada cheia de novidades, a BrawnGP dá show nos treinos e na corrida. Jenson Button liderou de ponta a ponta e Barrichelo, apesar de ter largado mal como sempre, completou a dobradinha. Comentários rápidos:
  • Apesar da obrigatoriedade da divulgação dos pesos do conjunto carro/piloto, os comentaristas ainda ficam adivinhando as paradas;
  • Os carros sem os apêndices aerodinâmicos ficaram "limpos" , mas estão longe de serem bonitos. O aerofólio dianteiro enorme e a asa traseira minúscula deixaram os carros, no mínimo, estranhos;
  • Nakajima para variar bateu;
  • Os pneus duros, duros de verdade e moles de verdade trouxeram várias mudanças de posições. Os pneus duros demoram uma eternidade para aquecer e os moles de verdade duram, segundo o Luciano Burti, aproximadamente cinco (!) voltas;
  • Ao chegarem em terceiro e quinto, as Toyotas demonstraram estar bem, pois largaram dos boxes;
  • Na Ferrari, Massa chegou a andar em terceiro, mas abandonou. Raikkonen rodou e abandonou;
  • Já na Renault, Alonso chegou em sexto e Piquezinho teve problemas nos freios desde o começo. Parece mentira, mas os problemas continuam a acontecer só no carro dele;
  • A Mclaren que até aqui vinha mal nos treinos conseguiu um bom quarto lugar;
  • O uso opcional do KERS tornou as disputas muito interessantes. Durante a prova, deu para ver boas disputas entre equipes com e equipes sem o equipamento.

Essas foram as minhas observações da corrida. Deixe aqui as suas.

20 comentários:

M disse...

A Brawn sobrou !
Se a equipe não tivesse perdido tanto tempo nos abastecimentos, teria dado para botar volta no resto.

Buonanno disse...

É verdade! Mas na próxima corrida a pista é da Ferrari. Não será tão fácil como hoje. hehehe

M disse...

Desista, Dercy !

Romeu disse...

Digamos que não foi um dia auspicioso para os favoritos ou para as chamadas equipes de ponta.
Só o Hamilton, que ganhou o terceiro lugar com a punição do Trulli.
Como esse circuito é meia boca, vamos esperar o desempenho de todos em algum autódromo de verdade.
Na Malasia (lugar da Ferrari mostrar serviço) as coisas podem mudar.

Buonanno disse...

Ôpa, Romeu não sabia. Obrigado.

Na Malasia é Forza Ferrari.

M disse...

Dercy,
Tem razão, acho que na Malasia há uma boa chance de dar Ferrari em terceiro...

Roberto Zullino disse...

Agora só torço para o Rubens, sempre fui fãnzoco de carteirinha dele.

Ao contrário de muitos por aqui que sempre duvidaram do garoto, eu nunca duvidei que ele pudesse chegar em segundo, principalmente se estiverem só dois carros correndo.

Buonanno disse...

Mestre Zullino, calma com o garoto, afinal de contas ele é só "um brasileirinho contra esse mundão todo". hehehe

Roberto Zullino disse...

Uai, elogiei ele, não? Ele sempre chega. Diferente do emo-anjo que se correr sózinho acaba perdendo quando solta a traseira e sai da pista. Essa juventude de hoje é um "espanto".

Paulo Aidar disse...

Glock e Hamilton fizeram corridas dignas e merecem citação,não épagação no pé não, mas a fragilidade da Ferrari no começo do ano, sempre complica o campeonato para seus pilotos.

Essa questão dos pneus ainda vai decidir algumas corridas e as estratégias passarão a ser fundamentais.

Buonanno disse...

É mesmo! E as besteiras da equipe também sempre ferram com o campeonato.

Roberto Zullino disse...

Achei que não deviam ter desclassificado o Trulli ou pelo menos deveriam ter mostrado melhor o fato. Esse negócio de bandeira amarela sempre dá rolo.

Buonanno disse...

É verdade!

Aliás, tudo que é decidido depois da corrida fica chato porque a gente não vê mais o lance.

Diferente do gol do Ronalducho que mostraram trocentas vezes na TV.

Roberto Zullino disse...

A pièce de resistance da corrida e de seus treinos foram as explicações globais sobre o Kers.
Os comentaristas de plantão, três para ser mais correto, o Gavião não está incluído, explicaram que o calor dos freios gera eletricidade. Vão receber o prêmio Nobel certamente, conseguiram miniaturizar a geração de vapor de termelétricas. A Nasa e a GE devem ser avisadas das descobertas de nossos sábios pátrios.
Acho que descobriram que as equipes colocaram uma panelinha em cima dos freios gerando vapor que vira uma turbininha, que depois vira um gerador que carrega uma bateria. À luz da física só essa solução seria possível para que a energia térmica gerasse eletricidade. Não explicaram com todos os detalhes para não complicar, gênios.
Ainda não descobriram como fazem quando o sistema não é elétrico, mas fly-wheel como o da Williams, mas não vão esmorecer enquanto não descobrirem. Mais pérolas à vista.
Os caras são profissionais, estão no meio faz tempo, têm obrigação de se ilustrar para poder informar. Ao contrário de ficarem quietos, a omissão sempre é válida, vêm ofender a inteligência dos pagantes do canal a cabo e os assistentes da rede com besteiras da física aplicada.
Quem quiser saber mais no www.f1total.net tem no forum uma pasta sobre o Kers: http://www.f1total.net/faster/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=70433&sid=644b35a19256eb62a1fdbfbd332c971f#70433

Buonanno disse...

hehehe Avisar a GE é uma boa!.

Eu gosto do Luciano Burti. As vezes, ele traz algumas coisas interessantes dos boxes e conhece o pessoal da Ferrari. Não suporto esse Kléber Machado! Ele está sempre dando risada e isso me irrita. Parece estar fazendo a gente de bobo. O pior é o Reginalno Leme que depois de trinta anos de F-1 só fala o óbvio. Nunca ouvi ele trazer nenhuma notícia que a gente já não tivesse ouvido antes. Que belo comentarista!

Roberto Zullino disse...

Também gosto do Burti, ele não se meteu a falar sobre o Kers e acredito que se fosse se meter iria perguntar para alguém que sabe.

Também gosto do Gavião, acho que ele consegue falar duas horas e passa entusiasmo e vamos dizer conhecimento.

Não assisto esportes e acredito que a antipatia que o povo tem dele deve ser pelas firulas que ele faz em futebol, voley, olinpíada, essas coisas. Em automobilismo dá para perceber que ele não é bobo. Corrida sem ele fica estranho. Fala um monte de bobagens, mas quem ficar falando 2 horas sem parar vai falar mais bobagens que ele.

Esse Kleber é o que você falou mesmo, não entende nada, não está acostumado e parece que está lendo alguma coisa. Ele só está lá porque deve interessar ao Gavião que o povo sinta a diferença e note a falta dele.

O Leme e o Lito são uma decepção total, estão na estrada, mas parece que cansaram de se ilustrar. Devem ter acesso à informação, mas não usam.

Roberto Zullino disse...

Notaram que o freio da Renault 8 teve um problema de emo-anjo?

Vão ter que trocar a peça que fica entre o volante e o banco, vai dar trabalho.

Buonanno disse...

E você notou que desde o ano passado, todos os problemas na Renault foram no carro dele? No carro do Alonso nunca dá nada, né? Eu acho que o Briatore está boicotando o júnior. Sacanagem!

Roberto Zullino disse...

Deu para notar que o Briatore e a equipe só fazem sacanagens com o menino.

Puseram ele para correr em pista que ele não gosta, fizeram ele sair na frente de meia dúzia de carros, pois o menino ganhou 3 posições antes de ser dada a largada.

Ele queria sair lá atrás como sempre, a obrigação da equipe era trocar o motor e assim ter que sair em últimopara não ter problemas.

O cúmulo foi obrigarem ele a correr de Kers com a confusão dos freios.

Pô, o cara só tem 19 corridas e está no seu segundo ano. Esse Briatore quer queimar o menino.

Speed disse...

O Kléber Maischato consegue a façanha de nos dar saudades do Gavião...

Incrível como o Reginaldo é incapaz de trazer algo interessante. E ainda por cima brigou com o Senna (é Piquetista)!

O Burti é legal, mas acaba entrando no embalo dos outros e fica torcendo. Comentarista é o Cláudio Carsughi, que fala o que tem que ser dito, sem ficar torcendo e está sempre por dentro dos bastidores.