terça-feira, 5 de janeiro de 2010

EV CUP

(um choque!)Está sendo anunciada para este ano a Electric Vehicle Cup, a primeira série de competições de carros elétricos com zero de emissão de poluentes. Ela será dividida em três categorias - City, Sports e Prototype - começando pelo Think, um carro urbano adaptado para as pistas e com velocidade máxima de 100 km/h, até o Green GT, um protótipo para o qual seus construtores têm como meta correr as 24 Horas de Le Mans.
Estão previstas 6 etapas com corridas na Inglaterra, França e Alemanha. Apesar de anunciar ser uma categoria associada à FIA, o site (para conhecer, clique aqui) não divulga quais serão as pistas utilizadas e nem as datas das corridas, o que não deixa de ser estranho. É torcer para dar certo.

(Reprodução - Superinteressante)

16 comentários:

Vicente disse...

Pô, corrida de automóvel vai virar autorama sem fenda ! Só falta colocarem alto-falantes ligados ao acelerador (reostato de pé) e um aparelho que emita sons de motores de combustão interna, com trocas de marchas, etc.
Brincadeiras à parte, dê mais detalhes sobre o protótipo destinado a participar das 24 Horas de Le Mans.

Joel Marcos Cesetti disse...

Sem ronco de motores,motores embaralhandoem curvas. Ah faça-me o favor!

Buonanno disse...

Vicente, sua brincadeira não é tão absurda, não. Os japoneses estudam uma lei sobre a obrigação dos carros elétricos emitirem um ruído por conta de segurança. Quando puder, dê uma olhada em

http://blog-do-buonnano.blogspot.com/2009/09/absurdo.html

O protótipo para correr as 24 de Le Mans é o Green GT. Há um blog sobre ele. O endereço é

http://www.greengt.eu/

Ele já andou inclusive em Paul Ricard e seus inventores trabalham agora em um esquema para substituição rápida de suas baterias durante a corrida.

Vicente disse...

Milton,
Curti muito autorama na minha adolescência. Quem sabe na minha velhice verei corridas de carros elétricos. Se tiver ruído, menos mal.
Vou dar uma olhada no site que você recomendou, afinal de contas é sempre um pouco de cultura que se adquire.
Abs.,
Vicente

roberto zullino disse...

Como na velhice? O Vicente tem quase 60 anos e se acha na meia idade. Alguém conhece uma pessoa com 120 anos?

Vicente, você já está na terceira idade.

Francisco J.Pellegrino disse...

A eterna luta entre ZUZU e VIVI, até aqui no blog do tio Miltão....um Tesla lá nos States custa a bagatela de 110K, anda muito, bateu recorde mundial de distância na Austrália, vejo este assunto com muita alegria, porém deve-se pensar nas corridas e imaginar como disse o Joel o embaralhamento na troca de marchas, o ronco da Corvette na reta, o zunido (não é Zullino) do Mazda Wankel, as rossas, os Porsches....TIO, desculpe, vamos colocar a culpa do aquecimento nos rebanhos bovinos do Brasil,Argentina,Austrália e outros...deixa a gente andar de gasolina ou alcool se quiserem.

Vicente disse...

Zuzu não se emenda, "véve" confundindo as coisas.
Outro dia chegou a dizer que o Helio Souto seria filho do Tom Jobim, que o Samba do Arnesto era de autoria do Tom e a Garota de Ipanema do Adoniran Barbosa. Passa numa igreja, se benze, e chama Jesus de Genésio. Posso estar na cilindrada 5.6 - ele já deve ter passado de 6.0 - mas não rateio na marcha lenta.

Vicente disse...

Do site que o Tio recomendou:

"La Green GT affiche déjà des performances ahurissantes, avec une vitesse maximale avoisinant les 300km/h, et un 0 à 100km/h en moins de 4 secondes. Son poids est actuellement de 920kg, et devrait progressivement diminuer avec l’évolution des sets de batteries utilisées. Elle est propulsée par 2 moteurs électriques triphasés synchrones de deux fois 100kW linéaires, délivrant une puissance de 350 à 400 chevaux en équivalent moteur thermique, ce qui en fait une arme redoutable si l’on considère qu’elle n’en est encore qu’aux prémices de son développement…"

Buonanno disse...

Vicente,

só falta essa torradeira elétrica entrar e faturar as 24 Horas de Le Mans.

Seria muito divertido.

Buonanno disse...

Chicão,

isso é um amor antigo entre os dois. Melhor não nos intrometermos.

Francisco J.Pellegrino disse...

Tenho acompanhado a saga ZUZU e VIVI e de quebra o Sacanam M, eu sou mais velho que os tres, aliás só perco para o Regi, o que tb não é vantagem nenhuma.

M disse...

Já roubei a enceradeira da minha mãe ! É verde...
Vou vender pro Viví !

Ôôô Maloqueiro,
VC tá proibido de citar meu nome no brog do Tio Mimí !

Buonanno disse...

Vou mudar o nome do blog. De Buonnano para Blog do Tio Mimí.

hahahahahahahah

roberto zullino disse...

Não pode, Mimí é o apelido do M. Vai dar confusão.

Só se ficar Mimí para o M e Tia Mimí para a Dercy.

Acho melhor mudar para blog da Tia Dercy.

Buonanno disse...

Se for assim, eu já tenho até a testera do blog. hehehe

Speed disse...

"Corrida" em que a velocidade máxima é 100 km/h?

Conseguiram inventar algo pior que aquelas antigas "corridas" de pick-up Fiat 147...

Essa enceradeira verde tem pedigree inglês. Vai dar o que falar!

Falando sério, acho que a busca por automóveis sustentáveis é importante, mas não é necessário estender o conceito aos carros de corrida. Não tenho os números, mas acredito que a contribuição daws competições automobilísticas para o suposto "aquecimento global" seja ínfima.

Vamos todos andar com veículos elétricos e guardar o petróleo que resta para as verdadeiras corridas!