(baita categoria)A Canadian American Challenge Cup, categoria mais conhecida como Can-Am, teve início em 1966 e tinha duas corridas realizadas no Canada (Can) e quatro corridas nos Estados Unidos da América (Am). Apesar de ser regulamentada pela FIA, ela tinha pouquíssimas limitações sendo considerada uma categoria livre. A capacidade dos motores era ilimitada - motores turbo-alimentados ou com compressores eram permitidos – e qualquer item aerodinâmico era válido. Desde que o carro tivesse dois lugares, uma carenagem cobrindo as rodas e itens básicos de segurança ele estava aprovado. As corridas raramente eram muito disputadas – uma marca normalmente dominava – mas o ronco dos motores e o espetáculo dos carros fizeram a série extremamente popular. As marcas que dominaram ao longo dos anos foram a Lola, seguidas pela McLaren até a entrada do Porsche 917 que se mostrou praticamente imbatível até a sua retirada, com a Shadow dominando a última temporada. A categoria foi lucrativa para quem competia, mas por ser praticamente a primeira a ter carros com aerofólios móveis, efeito-asa, motores turbo - seus carros possuíam mais de 1000HP – e utilizar materiais como titânio, seus custos tornaram-se impraticáveis. Além disso, a crise do petróleo de 1974 fez com que ela fosse substituída pela Fórmula 5000. A Can Am é ainda muito lembrada devido aos seus carros espetaculares, sua popularidade e os pilotos talentosos que participaram dela. A foto que você vê acima é da capa de um dos melhores, se não o melhor, DVD da Can-Am todos os tempos. Assista o vídeo.
(Reprodução)
(Reprodução)
6 comentários:
Bonani, faltou aí o Chaparral e os Chevrons, se o Vicente Miranda ver isto, vai ficar brabo.
Jovino
Jovino, mas até onde eu entendi, nem o Chaparral e nem o Chevron dominaram a categoria. Vou pesquisar de novo.
No vídeo dá para ver bem o Chaparral na hora que freia para fazer a curva o aerofólio enorme mexendo e ajudando na freada.
Bonani, relendo o Post deu para perceber que você estava falando das máquinas que dominaram no início e você esta certo mesmo, pensei que você tinha esquecido da participação dos Chaparral e Chevron. Mas segundo o Vicente, os Chaparrals dominaram a categoria também.
Jovino
valeu pelo post!
Bonani,
Dominar em termos de vencer campeonatos não dominaram, afinal de contas as McLarens ganharam mais corridas. Mas os Chaparral representavam a inovação, como o modelo 2E e o incrível 2J, banido por lobby dos seus concorrentres.
Sim, sem dúvida.
Postar um comentário