terça-feira, 15 de setembro de 2009

CAN-AM

(baita categoria)A Canadian American Challenge Cup, categoria mais conhecida como Can-Am, teve início em 1966 e tinha duas corridas realizadas no Canada (Can) e quatro corridas nos Estados Unidos da América (Am). Apesar de ser regulamentada pela FIA, ela tinha pouquíssimas limitações sendo considerada uma categoria livre. A capacidade dos motores era ilimitada - motores turbo-alimentados ou com compressores eram permitidos – e qualquer item aerodinâmico era válido. Desde que o carro tivesse dois lugares, uma carenagem cobrindo as rodas e itens básicos de segurança ele estava aprovado. As corridas raramente eram muito disputadas – uma marca normalmente dominava – mas o ronco dos motores e o espetáculo dos carros fizeram a série extremamente popular. As marcas que dominaram ao longo dos anos foram a Lola, seguidas pela McLaren até a entrada do Porsche 917 que se mostrou praticamente imbatível até a sua retirada, com a Shadow dominando a última temporada. A categoria foi lucrativa para quem competia, mas por ser praticamente a primeira a ter carros com aerofólios móveis, efeito-asa, motores turbo - seus carros possuíam mais de 1000HP – e utilizar materiais como titânio, seus custos tornaram-se impraticáveis. Além disso, a crise do petróleo de 1974 fez com que ela fosse substituída pela Fórmula 5000. A Can Am é ainda muito lembrada devido aos seus carros espetaculares, sua popularidade e os pilotos talentosos que participaram dela. A foto que você vê acima é da capa de um dos melhores, se não o melhor, DVD da Can-Am todos os tempos. Assista o vídeo.


(Reprodução)

6 comentários:

Jovino disse...

Bonani, faltou aí o Chaparral e os Chevrons, se o Vicente Miranda ver isto, vai ficar brabo.
Jovino

Buonanno disse...

Jovino, mas até onde eu entendi, nem o Chaparral e nem o Chevron dominaram a categoria. Vou pesquisar de novo.

No vídeo dá para ver bem o Chaparral na hora que freia para fazer a curva o aerofólio enorme mexendo e ajudando na freada.

Jovino disse...

Bonani, relendo o Post deu para perceber que você estava falando das máquinas que dominaram no início e você esta certo mesmo, pensei que você tinha esquecido da participação dos Chaparral e Chevron. Mas segundo o Vicente, os Chaparrals dominaram a categoria também.
Jovino

De Gennaro Motors disse...

valeu pelo post!

Vicente disse...

Bonani,
Dominar em termos de vencer campeonatos não dominaram, afinal de contas as McLarens ganharam mais corridas. Mas os Chaparral representavam a inovação, como o modelo 2E e o incrível 2J, banido por lobby dos seus concorrentres.

Buonanno disse...

Sim, sem dúvida.