quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL +/- SEM CARRO

(VLDB)
Infelizmente, aqui no Brasil, o "Dia Mundial sem Carro" realizado ontem não teve a repercussão esperada. O índice de congestionamento registrado pela manhã foi de 73 quilômetros, número dentro da média para o horário e que está longe de ser bom. Já há algum tempo que especialistas vêm alertando que logo São Paulo vai parar e com a entrada de cerca de 800 veículos novos a cada dia não é impossível que isso realmente aconteça. Se por um lado, todos lamentam a pouca adesão ao evento, é bom lembrar que o transporte público, além de péssimo, só suporta 16% da população e que iniciativas como essa, assim como a do rodízio, sempre contam com o sacrifício do público. Se pensarmos que há uma única ciclovia em São Paulo, uma proposta para liberação do diesel - que está entre os mais poluidores do mundo - para utilização em carros de passeio e especialistas que dizem ser as marginais uma desgraça para a cidade, está difícil não ficar pessimista com o futuro.

(Reprodução)

13 comentários:

Belair disse...

VLDB??Acordou mal humorado Don Bonani?

Buonanno disse...

Belair, que nada! É só uma brincadeira.

Como que foi ai o Dia Mundial sem Carro? Foi +/- que nem aqui?

Gilles 313 disse...

Eu pelo menos fiz minha parte mas...e daí ?

F250GTO disse...

Dia mundial da hipocrisia.
É a macacobras, imitando o velho mundo.
Nos não temos condição nenhuma de fazer esse tipo de manifestação.
Eu já dei a minha colaboração, saí com o meu boxer 1.6 com dois buras Solex 40...mas acho que eles estão reguladinhos...

RACER X disse...

Como disse o Marinho:
Por quê o ‘Dia sem Carro’ falhou - o q vc está vendo nas ruas | Marinho
A quantidade excessiva de carros nas ruas nao é exclusividade de cidades como Rio e SP. Mesmo lugares que até poucos anos atrás eram tranquilos, como Salvador e Brasília, sofrem hoje com o trânsito. Para você ter idéia, pesquisa divulgada na 6a feira passada pelo Ibope revelou que os paulistanos perdem em média 2 horas e 43 minutos diariamente nos deslocamentos pela cidade, quase 15 minutos a mais que no ano passado. Nao é para menos. Em SP metade da populaçao possui ao menos 1 veículo de passeio. Na faixa acima de R$ 2.300 mensais de renda familiar esse percentual sobe para 83%. Tem mais – 1 em cada 5 paulistanos possui 2 carros. E a coisa deve piorar ainda mais, na medida que a economia vá melhorando. Vale dizer que 1/3 desses donos de carros de passeio compraram o seu automóvel nos últimos 12 meses, com crise e tudo.

Sendo o trânsito um dos maiores problemas dos habitantes das grandes cidades, causador de desconfortos e também de uma poluiçao bem nociva a saúde das pessoas, seria de se esperar uma enorme adesao ao ‘Dia sem Carro’, comemorado hoje, nao acha? Pois é, mas nao foi bem isso o que aconteceu. O volume de automóveis nas ruas ficou igual. Oficialmente a desculpa é a precariedade do transporte público - e também a insegurança das cidades, pressa, chuva etc. Mas na verdade isso ocorre principalmente porque estamos todos de acordo quando o assunto se refere ao que os outros precisam fazer pelo planeta. Mas quando somos nós que temos que abrir mao de algum conforto, tudo muda. Nos esquecemos que sem o sacrifício de cada um, um dia o trânsito vai parar de vez, o ar ficará irrespirável, a água potável acabará e por aí vai. O problema é que a gente sempre pensa que isso está longe de acontecer e vai adiando o consumo sustentável, da mesma maneira como adiamos o início da dieta, a retomada dos exercícios físicos e o dia de abandonar o cigarro.

Assino embaixo.
Jonny (Racer X)

Pé de Chumbo disse...

O dia em que os governos oferecerem um transporte público decente, talvez isso aí dê certo.

Por enquanto, não.

Belair disse...

Miltao,Dia Mundial sem o que???
Tais brincando?O que e' isso?hahaha
Nesse quesito,aqui(e alias fora daqui tambem) todo mundo adota a doutrina Bush/USA: ne' cumigonao...

De Gennaro Motors disse...

boa iniciativa!

roberto zullino disse...

Hoje sai com um carro e deixei outro funcionando na garagem para poluir mais.
Na volta, ainda liguei a moto também e deixei até esquentar bem. 3 merdas ligadas e jogando bastante porcaria na atmosfera.
Foi o que pude fazer para contribuir e anular o que alguns bobos fizeram.
Sou anti ecológico, o homem é um animal inviável, quanto mais cedo sumir da face da terra melhor.

Primo disse...

1.200.000 novos carros em Sampa nos últimos 12 meses...pra que dia sem carro???

Anônimo disse...

Vamos instituir o dia sem mulher feia...

Sobrinho II disse...

Boa iniciativa!!!!!!!!!

vai do metrô , entra na fogueira e vira brasa!!!!!!

eu quase "fritei"

vlw!!!!

roberto zullino disse...

Hoje resolvi pegar anticorpos, deixei o carro na Estação Vila Madalena e fui na cidade de Metrô. No entanto, pedi para o atendente do estacionamento para que deixasse meu carro funcionando as 3 horas que fiquei fora. Não é porque andei de metro que deixei de contribuir para a poluição e para o aquecimento global, detesto frio. Sou um cidadão consciente das minhas obrigações.