terça-feira, 1 de setembro de 2009

LEI DE GÉRSON

(...outras pessoas)
Se você tem mais de quarenta, provavelmente vai se lembrar da propaganda dos cigarros Vila Rica e do jogador de futebol Gérson onde ele dizia que gostava de “levar vantagem em tudo, certo?” (Se não viu ou quer relembrar, clique aqui.) Já na época, ela foi considerada de mau gosto, pois dava a entender que o atleta e o povo brasileiro não tinham escrúpulos e fariam qualquer coisa para sempre levar vantagem. Ficou conhecida como a ‘Lei de Gérson’. No final de semana passado, o atleta brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva, atualmente jogando no Arsenal, foi duramente criticado nos jornais, rádios, TVs e sites da Inglaterra por ter fingido sofrer pênalti no jogo contra o Celtic. A atitude do jogador, aqui considerada como malícia ou malandragem brasileira, fez lembrar a “Lei de Gérson”, foi chamada de desonesta e escândalosa e poderá custar ao atleta duas partidas de suspensão. Além disso, o jornal “The Independent” destaca que toda a simpatia que o jogador angariou da torcida após sua grave contusão em 2008 foi esquecida por causa da encenação do pênalti. Até o técnico do Arsenal se mostrou desconfortável com a simulação e declarou não querer um pênalti que não tenha sido. Igualzinho aqui.


(Reprodução
- Folha de São Paulo)

9 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Desculpe Tio Miltão.....escreva para os ingleses e diga a eles se querem devolver a COPA DO MUNDO de 1966 com o gol irregular que a bola não entrou....GERSON ESTAVA CERTO !

Buonanno disse...

Chicão,

bem lembrado.

Será que alguém lá lembrou disso?

Francisco J.Pellegrino disse...

Vamos relembrar a Copa de 1962 que ganhamos aquela partida contra os espanhóis ROUBADAMENTE e ninguem comenta o fato.....AS QUESTÕES FUTEBOLISTICAS ENVOLVEM VÁRIOS FATORES E O PRINCIPAL DELES É O "FANATISMO" (prefiro ficar vendo o beisebol e outros esportes assim não torço para ninguem e não sofro por besteira....futebol está no sangue, joguei muito tempo, mas cansei das besteiras que ouço diariamente e dos valores absurdos envolvidos, hj não ligo mais se meu time perder não faz a minima diferença para mim).

Buonanno disse...

1962?

Ah, desculpe, mas eu era muito novinho e não me lembro o que houve. hehehe

Speed disse...

Pelé e Maradona, considerados os melhores jogadores de todos os tempos, também fizeram das suas, mas não foram execrados porque tinham classe até para dar uma rasteira no adversário, cavar um pênalti ou fazer um gol de mão.

São dois pesois e duas medidas: os mesmos jornalistas exaltam tais feitos desses grandes craques como "jogadadas de mestre" enquanto o coitadinho do Edu é tratado como estelionatário.

Injusto!

regi nat rock disse...

Em qualquer esporte de competição a malandragem impera. O negão era especialista em dar pancada e quebrar adversários que acabavam levando a culpa. Esse papo britanico é mais uma para entrar na maldita lista dos politicamente corretos. Penso que o Juiz está lá para impedir esse tipo de conduta (que eu não aprovo).
E sindrome de Gerson, virou nome de doença. Bem feito, além do mais escolheu um 'mata rato' pra fazer publicidade, Deus castiga...
Curto quase todos os esportes e não torço pra ninguém fanaticamente, salvo contra o time da marginal s/nº, mas aí é sindrome herdada do pai, palestrino de 4 costados. Mesmo criança (à época), achava tão exagerado que resolvi dizer que era sãopaulino só pra ser do contra. Quando ela resmungava ser um absurdo, eu perguntava: uai? eu não nasci em Sampa?

Buonanno disse...

E a notícia de hoje na Folha de São Paulo é que o Eduardo pegou mesmo dois jogos de suspensão por conta da simulação.

Jovino disse...

O Gerson ficou muito marcado com esta história de só gostar de levar vantagem em tudo, principalmente, um vício que só prejudica a saúde de todos.
Quanto à ética no futebol, é brincadeira, só tem malandros aprontando e as vezes escancaram.Quando um jogador finge uma falta ou um pênalte, está jogando automaticamente a torcida contra o Juiz e tem que ser punido mesmo.
Jovino

pacheco disse...

primeiro gostaria de lembrar que o coitado do Gerson foi muito injustiçado pela propaganda que fez. Infelizmente para ele, "colou" a idéia do impoliticamente correto sugerido pela propaganda. Fazer o quê? Daí a generalizar a idéia para o futebol, vai uma grande diferença. Eu, sãopaulino, por exemplo, acho ótimo ganhar um clássico contra o Palmeiras ou Corinthians com um penalty inexistente, ou com um gol de mão! (rs) Vaí dizer que algum de nós acharia diferente?