terça-feira, 22 de setembro de 2009

O MAIS IMPORTANTE

(que ego!)
Pode ser o carro que for: barato ou caro, sedã ou esportivo, independente de sua potência, seus freios ou suspensão, a maneira de como ele se comportará nas curvas ou freadas depende sempre do pneu utilizado. Atualmente, a quantidade de informações que eles trazem em seu perfil (clique aqui e aqui) demonstra bem a sua importância. Em qualquer competição automobilística, a escolha da sua dureza e temperatura significa muito. Curiosidade: atualmente, a Goodyear fabrica, só para a Nascar, 150.000 pneus por ano.


Já a Michelin, em uma tentativa de melhorar a vida dos usuários, começa a testar o Tweel um conjunto único de roda e pneu, extremamente resistente, que dispensa ar. A nova tecnologia da Michelin é uma banda de rodagem feita de borracha, unida ao eixo por raios flexíveis, que se deformam para absorver choques e recuperam rapidamente sua forma original. Quando o Tweel é colocado para rodar, os raios da roda absorvem os impactos da estrada do mesmo modo que a pressão de ar faz com os pneus. Para testar, a Michelin equipou um Audi A4 (clique na foto) com Tweels feitos com cinco vezes a dureza lateral de um pneu cheio de ar, resultando em uma resposta de direção muito boa.

(Reprodução - Car and Drive - Dica do Dr. Pacheco)

12 comentários:

Belair disse...

Tem razao;mesmo clicando na figura ainda nao consigo ler as infos. em torno do pneu.
E esse tweel e' feio pacacete...

Buonanno disse...

Pois é!

E eu queria que a foto do Audi aumentasse também e não estou conseguindo.

Vou continuar tentando.

Belair disse...

..e o post entrou com horario das 6:20(?).Que trapa(ss)a e' essa?
E por falar nisso,descobri outra coisa:o teu Bell&Ross ai' marca a MESMA hora do computador que esta' sendo usado;altere o reloginho no canto inferior direito da sua tela,e ele acompanha.

Buonanno disse...

6:20 é a hora programada para o post entrar. Como eu fiquei mexendo nele antes de postar deu essa diferença.

Sim, essa hora do Bell & Ross é a hora do Windows que está no micro de cada um.

Buonanno disse...

Agora consegui acertar a foto do carro. Clique nela para você ler as informações do tweel.

Belair disse...

Ainda nao vi a Road&Track,que alias esta' dificil de encontrar aqui,e estava atrasadissima no Brasil(nao,nao sou assinante),mas seria interessante saber as consequencias sobre a estabilidade " lateral" do carro,ja que essa josta deve deformar para todos os lados.Absorver impactos verticais(radiais) nao e' tao milagroso assim;e os outros vetores...?

Belair disse...

A figura do pneu continua ilegivel.
E esse Dave Vanderwerp nao estava na Car and Driver?

Buonanno disse...

Na verdade, da Road & Track eu peguei a reportagem sobre as informações do perfil do pneu. AS fotos do Tweel não são da Road 7 Track. São de um amigo que me mandou.

Quanto a leitura das revistas, faça como eu: assine-as pelo Zinio. Muito mais baratas e você as vê pela Internet.

Buonanno disse...

Belair,

agora dá para ler as informações. Tive que dividir em duas imagens por conta do tamanho exigido.

As informações são da Car and Driver e não da Road. É que eu assino as duas.

Valeu pelos avisos.

roberto zullino disse...

No zinio não tem a Motorsport, a melhor revista desde 1924, uma pena.
Também não tem a Classics & sports Car.
Dá um jeito nisso tio.

Buonanno disse...

Zullino,

Será que é porque essas duas são inglesas?

De Gennaro Motors disse...

belo post ! gosto desses tipos de informações