quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MUITO DIFÍCIL!

A Toyota anunciou ontem que deixa a fórmula 1 no final da temporada de 2009. Após oito temporadas, a Toyota, equipe que mais investiu dinheiro em seus carros sem nunca ter conseguido vitórias, anunciou que deixa a fórmula 1 ao final da temporada de 2009. O motivo foi a situação econômica, já que a empresa registrou prejuízo em março. A grande revelação do final de ano, o japonês Kamui Kobayashi formado pelo programa de pilotos da Toyota, infelizmente deve ficar a pé. Além da saída da Honda no final de 2008, a da BMW em julho e agora a da Toyota, a Bridgestone, fornecedora de pneus desde 1997, anunciou na segunda-feira que deixará a fórmula 1 ao final do atual contrato em 2010. Além dessas todas, a Renault, que é sempre apontada como a próxima equipe a se retirar, pode anunciar hoje a sua saída, seguindo na categoria apenas como fornecedora de motores. Realmente, “tá” muito difícil.

(Reprodução - Folha de São Paulo - UOL Esporte - Tazio)

8 comentários:

F250GTO disse...

Essas noticias todas, são ruins para a Formula 1 e o automobilismo em geral.
Era previsível que esses abandonos iam acontecer.
Um sinal disso, foi que a "raposona" do Tio Bernie começou a "catar" equipes novas pra tapar os furos do grid, se as grandes equipes fossem embora.
E pelo visto, o nosso tão esperado grid com 26 carros, está indo por agua abaixo...
Sobre a Bridgeston, esses anuncios de retirada com um ano de antecedencia, preocupam um pouco.
Me dá uma idéia de um trabalho desmotivado, relaxado durante esse ano moribundo.
Qual a espectativa de quem vai desenvolver os novos pneus que vão ter de suportar o peso dos carros com os tanques cheios, este ano?
Esses "chicletes" que fazem hoje, terão que ser revistos.
Por isso sou contrario a manutenção de uma marca só de borracharia.

Buonanno disse...

É mesmo!

Esses anúncios são do tipo 'não esperem grande coisa para esse ano'. E tudo que não tem concorrência é assim mesmo.

roberto zullino disse...

Acho ótimo essas fábricas se mandarem. Pista não é lugar para estruturas corporativas, é lugar de fazedores e não de comitês.

Pneu é besteira, serve qualquer um contanto que seja igual para todos. A Avon ou alguma fabrica coreana ou chinesa pode fazer e bem mais barato.

A Renault não vai sair porque foi chantageada e assumiu que fica atá 2012 como troca por não ter sido expulsa do automobilismo.

Expulsa quer dizer que mesmo nas nossas corridinhas do campeonato Paulista os oficiais da Fasp teriam que retirar qualquer poster ou faixa que estivesse pendurada em algum box.

regi nat rock disse...

Ontem troquei mails com o causídico a esse respeito.
os próximos 2 campeonatos serão mornos pois os garagistas (sonhadores, visionários, picaretas )que chegam, não terão como enfrentar Ferrari, MacLaren e RedBull, principalmente. Depois veremos.
Quanto a pneus, só quero ver quem vai assumir o fornecimento.
Uma pena a não competição, pois desde que a Bridstone assumiu sozinha, os tempos cairam pois não precisava mais competir.

Buonanno disse...

O Zullino tem razão. O pneu desde que seja igual para todo mundo pode ser qualquer um, mas era legal quando havia mais de um fornecedor porque criava uma maior competição.

Régis, eu acho que com a restrição aos testes as equipes serão niveladas por baixo e aí dá para todo mundo competir. Só não sei se os motores Cosworth darão no couro.

Speed disse...

Acho que a Toyota pecou por nunca ter contratado um piloto de ponta.

A questão dos pneus é interessante. Quando havia mais do que um fornecedor, os pilotos que tinham o pior reclamavam que não dava para competir com o melhor.
Quando há só uma marca, ressentem a competitividade perdida...

Tendo a preferir a primeira opção se houver fornecedores de mesmo nível. Como isso nunca aconteceu e as equipes nada podem fazer para "ajustar" ou "desenvolver" os pneus, melhor um fornecedor único.

pacheco disse...

não daria para tirar os pilotos japoneses da F1? Ao invés das montadoras?
ab

Renato Bellote disse...

Pois é. O grid está esvaziando.
Mas temos novas equipes também.