sábado, 27 de junho de 2009

BOLONHA ROTISSERIE

(que fome!)
Fundada há 84 anos como um restaurante no Anhangabaú, ela se transformou em rotisserie ao se mudar para a rua Augusta em 1957. O nome vem da cidade natal dos dois fundadores, os imigrantes italianos Antônio e Ivo Trombetti, sendo a matriarca Joana Trombetti Fiora, aos 80 anos, a guardiã das receitas da família. Suas especialidades são tantas que só uma visita não será suficiente para decifrá-las. De qualquer maneira, imperdíveis os salgados, coxinhas cremosas de carne branca ou escura, camarões empanados, empadas e croquetes. Na cozinha, variedade de antepastos, pimentões, carne louca, polvo ao vinagrete, alcachofra recheada, queijos, lingüiças curadas, seguido das massas frescas ou secas, que incluem spaghetti, tagliarini, fettuchini, ravioli e capelleti todos ao molho da casa, além dos assados como o frango (recheado ou não), grelhado aberto, perna de cabrito com coradas deliciosas. Só de falar já dá água na boca. Uma visita é indispensável ao apreciador da boa mesa. Aproveite o sábado – Rua Augusta 379, Consolação

(Reprodução - Dica gastronômica de Il Dottore)

61 comentários:

M disse...

Excelente ! Excelente !

Francisco J.Pellegrino disse...

Eles entregam de motoboy ????vou passar vontade.

Buonanno disse...

Chico, tem que ir lá comer as coxinhas no balcão enquanto espera eles embrulharem o almoço do domingo.

Gilles 313 disse...

É uma casa que guarda as melhores tradições e até o embrulho dos pacotes é feito com barbante.

Eles não entregam mas vc pode encomendar pelo telefone 3256.6370

Francisco J.Pellegrino disse...

Grande Aidar....anotado...

Francisco J.Pellegrino disse...

ALCACHOFRA, hummmmmmmmmmmmmmmmmmm tá chegando o tempo dela, eu como umas 3 sózinho.....

roberto zullino disse...

Conheço a casa desde pequeno, se não me engano meu pai era parente deles por Adão e Eva ou coisa semelhante. Realmente é uma maravilha. Se não me engano, o Hotel Bologna em Campos do Jordão é ou era deles.
Lamentavelmente, fica em uma área que não lembramos de ir.

M disse...

Sou fregues-de-caderneta !

Francisco J.Pellegrino disse...

Dicas da Ofélia:

Miltão, em São Roque tem uns eventos no mes de setembro com alcachofra....aqui em casa fazemos na panela de pressão, recheadas com miolo de pão amanhecido e temperado,óleo de oliva,balsamico ...receita da NONNA Mariana di Pratola Serra, provincia di Avellino.... O M vai meter a boca em mim...

Buonanno disse...

Também adoro alcachofra. No centro da cidade, atrás do Pátio do Colégio tem o Piero onde está tendo o Festival da Alcachofra. Muito bom.

Minha mão também tinha essa receita - recheada com miolo de pão.

Delícia!

M disse...

Mentira do Chicão ! Ele só come buchada-de-bode e sarabulho...

roberto zullino disse...

Tem que por um pouquinho, bem pouquinho, de aliche nessa receita de alcachofra.

Buonanno disse...

Zullino, verdade!

Minha mãe colocava. O segredo é por bem pouco senão fica muito forte.

Boa lembrança.

M disse...

Esta receita com miolo de pão é coisa das avós ! A minha tb colocava aliche !

Ontem almocei uma salada de coração de alcachofra.

roberto zullino disse...

Detesto cozinhar, aliás não sei nem ferver água, tenho até um certo nojo de cozinha, mas sei das receitas, hahahahah
Meu negócio é graxa e óleo.

Francisco J.Pellegrino disse...

Vamos ter que arrumar a NOITE DAS ALCACHOFRAS....

Buonanno disse...

Só sei fazer café.

Uma Noite das Alcachofras seria uma boa mesmo.

Francisco J.Pellegrino disse...

Zullino, vc tem que trabalhar em empresa de ônibus, lá tem muita graxa e óleo.....kkkkk

M disse...

Será que tem alcachofra no castelões ?

Buonanno disse...

Seria uma boa...

M disse...

Vou ligar e perguntar !!!

roberto zullino disse...

Ligue djá.

O Walter Mercado está onde? Ouvi dizer que está preso nos USA.

M disse...

Liguei no Castelões !
Disseram que ainda não tem, porque estão pequenas. Mas vão ter quando estiverem "no ponto" !

M disse...

Liguei no Castelões !
Disseram que ainda não tem, porque estão pequenas. Mas vão ter quando estiverem "no ponto" !

Francisco J.Pellegrino disse...

Meu avô trazia as alcachofras dentro de barricas com óleo, ía consumindo e utilizando o óleo tb, isso nos anos 20, não havia plantação da flor por aqui...aliás a comida dos imigrantes italianos era quase toda importada...

roberto zullino disse...

Capim importado? hahahahahahah

Pé de Chumbo disse...

Boa pedida pra festa de aniversário do Miltão, hoje à noite...
Alcachofras e vinho, com esse frio, cai bem pacas...
Miltão, prepare o cartão de crédito...

Francisco J.Pellegrino disse...

Zullino, vai prá graxa, já

M disse...

Eu lembro das barricas no box do meu tio no mercadão.
Ah ! E os presuntos ? As formas de Pecorino ? Era de ficar doido !

Gilles 313 disse...

Alcachofra é bom de qualquer jeito,a de lá é recheada e é bem gostosa, agora se for simplesmente cozida, bom é ir despetalando e mergulhando num molhinho básico de bom azeite, sal e pimenta do reino...

Gilles 313 disse...

Tal qual criança em loja de brinquedo, o Mercadão é um local no qual vc não quer ir embora até experimentar (brincar) com tudo que tem lá dentro...

Jackie disse...

Mamma mia, a coxinha de creme, o frango assado, e o sorvete de chocolate !!!
Ai minha infância...

Gilles 313 disse...

Nossa infancia Jackie, desde que eu me lembro das coisas já ia lá..

roberto zullino disse...

Gosto muito do Mercdão, mas aquele pastem de bacalhau é indigesto, não tem vento.
O sanduíche de mortadela é incomível, não dá para comer 400 gr de mortadela em um pãozinho frances. É disgusting.
Ambos são besteirol culinário puro, mas são colocados como atrações do mercadão, que aliás não precisa disso.

Pé de Chumbo disse...

Zullino, concordo com você. Apesar de morar em Curitiba, sou paulistano. Mas nunca fui no mercado comer pastel de bacalhau e sanduiche de mortadela pelas exatas mesmas razões que vc colocou.
Também achei que era mais "merchan" do que gourmet.
É muito "enche bucho"...

Pé de Chumbo disse...

Pra ser sincero, troco fácil fácil um sanduiche de mortadela daqueles por um churrasquinho grego lá do Anhangabaú...

Buonanno disse...

Que é isso, Pé.

Churrasquinho grego do Anhangabaú é mais perigoso que gripe suína.

Saí fora!

M disse...

Churrasco grego só o do Acrópolis !
Aquele é 10 !!!!

Buonanno disse...

Nunca tive coragem de comer esses da cidade. O cheiro é horrível!

M disse...

Nem eu ! É sebo puro !

M disse...

Bonani,
Lembra que eu comentei sobre o Canolli da Little, na Gen. Jardim ?
Pois fui até lá agora a tarde e não tem mais !
A Little não é nem sombra do que era !
Mundo cão...

Buonanno disse...

Eu acho que é por conta do lugar, não? A General Jardim é jogo duro.

Mas eu comi um canolli da Basilicata hoje. Estava muito bom. hehehehe

Gilles 313 disse...

O churrasco grego nunca me animou , mas teve uma epoca muito tempo atrás que encarava fácil um sanduba de linguiça na Av. São João ao lado do Rei do Mate...

M disse...

Aquele ponto da Gen. Jardim (na praça) não é tão ruim. Tem muitos escritórios. Mas acho que o Mario morreu. Pelo menos não estava lá, e nem perguntei, para não ficar com mau humor.

Agora sanduiche de linguiça com vinagrete é lá na lanchonete do "ex" Estadão. É páreo duro pro pernil !

regi nat rock disse...

O sanduba Grego só foi bom quando apareceu a uns 30/35 anos atrás. A carne era boa e cheio de temperos variados, pimentão, cebola, cenoura, um monte de coisa. Dava pra comer na boa. Hoje não tenho coragem nem de olhar preles.
O sanduba na s. João, ainda é comível e o pernil no Estadão, piorou um cadinho mas ainda dá pra encarar.

Romeu disse...

Grande Rotisserie Bologna!
Frequento aquilo desde a minha infancia, aborrecencia, até hoje.
Só que há muito tempo a casa não pertence mais a Famiglia Trombetti.
Está na mão de porugueses (claro!), mas eles se esforçam para manter as tradições e as receitas originais.
Já foi o melhor "franguinho de viração" de Sampa.
E as massas feitas lá, continuam no mesmo padrão há varios anos.
Quanto ao "paraiso" Mercado Central concodo com o Zullino, não precisavam daquele "chamariz" do sanduba de mortadela e do pastel de bacalhau. Totalmente dispensaveis...

Primo disse...

General Jardim...trabalhei no prédio da Norton, proximo da ESP.
Na esquina com a Cesario Mota tinha o bar do Thiago...grandes noites.
Ah, e o Insituto Solange Joubert, onde minhas primas trabalhavam ficava por ali.
E nem vou falar do Lar dos Velhinhos Desamparados...o La Licorne...

M disse...

O La Licorne hoje é um estacionamento ! Tia Laura deve se revirar na tumba. O mundo não é mais o mesmo...

Pé de Chumbo disse...

Grande La Licorne...
Minhas primas aeromoças iam lá completar o orçamento, eheheheh...

Pé de Chumbo disse...

Ô Regi, quando me referi ao churrasquinho grego é o dessa época, justamente....anos 70...depois disso saí de Sampa e só volto pra visitar a familia...

Primo disse...

Churras grego é duca...huahuaaaa
eu ja tasquei uns no centrao no no fim dos 70´s !!!

Gilles 313 disse...

E a famosa "linguiça de Bragança" do sanduba nunca existiu segundo me contou um nativo da airosa Bragança Paulista quando em visita ao local.

Sobrinho ii disse...

o que chamou a atenção desse post foi o n.o de comentários

será que o pessoal está mais interessado em comida do que carros?

vivendo e aprendendo, existem pessoas que trocam uma Ferrari por um churrasco grego

Buonanno disse...

Sábado frio, meio chuvoso e todo mundo em casa, mais o fato que todo mundo gosta de falar de comida.

Pronto!

Está aí a fórmula do sucesso. Acho que vou trocar o assunto principal do blog. De carros para culinária. hahahahahahaha

Sobrinho II disse...

falando em panzerotti achou o primo do centroavante?

Buonanno disse...

Na verdade eu queria lembrar o nome do centroavante que era primo dele e que tinha uma Ferrari 308 GTS.

Sobrinho II disse...

http://www.altobelli.it/

Speed disse...

Legal esse novo marcador "Iguarias"! Sei que teremos boas dicas, pois o Buonanno é bom de garfo.

Mas que história é esta de ficar "blogando" até as 8 da noite no dia do aniversário?

Gilles 313 disse...

A virtude do blog é não ficar atrelado a um só tema, e ser um foro de discussão de assuntos interessantes e bom gosto (Exceto Ferraris claro),estou errado Bonani ?

Quanto a blogar até as 8 no dia do niver é pq o proprietário do espaço está se transformando em cidadão do mundo !

Buonanno disse...

Não Gilles você está certo.

Pelo menos a idéia é essa e para isso eu tenho contado com a colaboração dos amigos também.

Quanto a se transformar em cidadão do mundo...tomara! hehehe

Rodolpho Meyer disse...

Ja vai meu comentario