quarta-feira, 3 de junho de 2009

HISTÓRICOS

(temos que ir!)O circuito inglês de Brands Hatch recebe muitos eventos durante o ano e um dos principais é o seu Festival de carros históricos que traz as melhores categorias do automobilismo de competição. Uma das mais interessantes deve ser a de protótipos da foto acima.

Segundo a reportagem da Classic Driver, Sir Stirling Moss abriu mão de comparecer à corrida de Mônaco, realizada no mesmo final de semana, para desfilar com seu vistoso Osca FS372 1956 no evento. (Tremendo prestígio para a organização, mas outras fontes afirmam que Mister Moss abriu mão de Mônaco simplesmente porque os preços este ano no Principado estavam impraticáveis.)

Já no Brasil, está previsto para agosto o Historic F1 que pretende trazer para Interlagos os melhores carros que por aqui correram nas décadas de 70 e 80. Entre os pré-inscritos mais famosos estão a Mclaren M23, que deu o bi-campeonato a Emerson Fittipaldi, a Tyrrel 001 que foi dirigida por Jackie Stewart e a Brabham BT-49 que deu a Nélson Piquet seu primeiro título mundial em 1981. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

(Reprodução)

10 comentários:

Anônimo disse...

Alguém sabe se o Coopersucar irá participar?

Buonanno disse...

Anônimo,

Nenhum carro da Coopersucar está na lista de pré-inscritos.

911 Turbo disse...

Eu vou no F1 Historics com certeza!!!

Buonanno disse...

Estou com vontade de ir também.

Jackie disse...

Eu também !!!

Adorei "lista de pré-inscritos"...

Cuore Sportivo disse...

Vamos marcar para ir?

Speed disse...

Me inclua dentro desta!

Romeu disse...

TÔ DRENTO!

Sobrinho II disse...

no dia 17 de Outubro de 1981, num circuito armado dentro de um hotel em Las Vegas, USA, o piloto Nelson Piquet vencia o primeiro de seus três campeonatos de F1 e resgatava assim, o interesse do brasileiro pela categoria, um tanto minado pelo fracasso da equipe brasileira Copersucar.


ISSO SIM ERA UM GRID, PILOTOS E QUIPES FANTÁSTICAS COM NO MÍNIMO 15 CORREDORES COM CHANCES DE GANHAR O CAMPEONATO.

Nos campeonatos que o Senna ganhou nunca teve um GRID tão competitivo como esse.

pos / nº / piloto / carro-motor / tempo / diferença
1 2 C. Reutemann Williams/Ford 1'17.821 -
2 1 Alan Jones Williams/Ford 1'17.995 0.174
3 27 G.Villeneuve Ferrari 1'18.060 0.239
4 5 Nelson Piquet Brabham/Ford 1'18.161 0.340
5 15 Alain Prost Renault 1'18.433 0.612
6 7 John Watson McLaren/Ford 1'18.617 0.796
7 25 Patrick Tambay Ligier/Matra 1'18.681 0.860
8 23 B. Giacomelli Alfa Romeo 1'18.792 0.971
9 12 Nigel Mansell Lotus/Ford 1'19.044 1.223
10 22 Mario Andretti Alfa Romeo 1'19.068 1.247
11 29 R. Patrese Arrows/Ford 1'19.152 1.331
12 26 Jacques Laffite Ligier/Matra 1'19.167 1.346
13 16 Rene Arnoux Renault 1'19.197 1.376
14 8 A.de Cesaris McLaren/Ford 1'19.217 1.396
15 11 Elio de Angelis Lotus/Ford 1'19.562 1.741
16 6 Hector Rebaque Brabham/Ford 1'19.571 1.750
17 4 M. Alboreto Tyrrell/Ford 1'19.774 1.953
18 28 Didier Pironi Ferrari 1'19.899 2.078
19 3 Eddie Cheever Tyrrell/Ford 1'20.475 2.654
20 20 Keke Rosberg Fittipaldi/Ford 1'20.729 2.908
21 32 J.P.Jarier Osella/Ford 1'20.781 2.960
22 36 Derek Warwick Toleman/Hart 1'21.294 3.473
23 33 Marc Surer Theodore/Ford 1'21.430 3.609
24 14 Eliseo Salazar Ensign/Ford 1'21.629 3.808
Não classificados
25 9 Slim Borgudd ATS/Ford 1'21.665 3.844
26 21 Chico Serra Fittipaldi/Ford 1'21.672 3.851
27 17 Derek Daly March/Ford 1'21.824 4.003
28 30 J.Villeneuve Arrows/Ford 1'22.822 5.001
29 35 Brian Henton Toleman/Hart 1'22.960 5.139
30 31 Beppe Gabbiani Osella/Ford 1'26.634 8.813

RESULTADO

O resultado

pos / nº / piloto / equipe-motor / voltas / tempo / diferença
1 1 Alan Jones Williams/Ford 75 1:44'09.077
2 15 Alain Prost Renault 75 1:44'29.125 20.048
3 23 Bruno Giacomelli Alfa Romeo 75 1:44'29.505 20.428
4 12 Nigel Mansell Lotus/Ford 75 1:44'56.550 47.473
5 5 Nelson Piquet Brabham/Ford 75 1:45'25.515 1'16.438
6 26 Jacques Laffite Ligier/Matra 75 1:45'27.252 1'18.175
7 7 John Watson McLaren/Ford 75 1:45'27.574 1'18.497
8 2 Carlos Reutemann Williams/Ford 74 1:44'29.241 1 Volta
9 28 Didier Pironi Ferrari 73 1:45'09.607 2 Voltas
10 20 Keke Rosberg Fittipaldi/Ford 73 1:45'17.554 2 Voltas
11 29 Riccardo Patrese Arrows/Ford 71 1:45'13.377 4 Voltas
12 8 A.de Cesaris McLaren/Ford 69 1:45'17.281 6 Voltas
13 4 Michele Alboreto Tyrrell/Ford 67 1:36'14.555 Motor
Não completaram
14 Eliseo Salazar Ensign/Ford 61 1:45'19.736 Não classificado
36 Derek Warwick Toleman/Hart 43 1:02'44.576 Câmbio
22 Mario Andretti Alfa Romeo 29 40'33.059 Suspensão
27 G.Villeneuve Ferrari 22 30'49.652 Desqualificado
6 Hector Rebaque Brabham/Ford 20 29'19.369 Acelerador
33 Marc Surer Theodore/Ford 19 30'08.514 Suspensão
3 Eddie Cheever Tyrrell/Ford 10 14'32.874 Motor
16 Rene Arnoux Renault 10 14'43.301 Problema elétrico
25 Patrick Tambay Ligier/Matra 2 3'02.696 Acidente
11 Elio de Angelis Lotus/Ford 2 3'22.696 Vazamento de água
32 J.P.Jarier Osella/Ford 0 - Transmissão


Piquet termina a corrida exausto e chega a perder os sentidos quando seu carro é cercado. A torcida queria chegar o mais perto possível do novo campeão mundial que 5 anos antes competia e ganhava na Fórmula Super V, e 3 anos antes conquistou o campeonato inglês de F3.

Carlos Reutemann, inconformado com o vice-campeonato declarou que havia perdido o título para um garoto que engraxava muito mal as rodas de seu carro. Prontamente Piquet devolveu a gentileza, dizendo que ele pode até não ter engraxado muito bem as rodas do carro de Reutemann, mas que foi competente para ganhar o título dele.

Buonanno disse...

Esses meus sobrinhos são muito rebeldes. Corintianos e piquesistas. tsc tsc tsc