terça-feira, 28 de julho de 2009

POR QUE NÃO?

Com a proibição do reabastecimento, que deve vigorar em 2010, já existe gente se perguntando se não seria o caso de proibir também a troca de pneus. Os mais otimistas dizem que seria uma bela propaganda para a Bridgestone que poderia explorar a durabilidade do seus produtos. Essa idéia não é tão absurda quanto possa parecer porque na década de 80, era normal para os pilotos correrem um Grande Prêmio inteiro sem reabastecimento e com um único jogo de pneus. Já em 2005, a situação era diferente: o reabastecimento era permitido, sendo que a troca dos pneus é que era proibida. Com isso, o desempenho dos carros variava em função de como os pilotos tinham tratado seus pneus no início da corrida. Se o objetivo principal é gerar ultrapassagens, por que não?

(Reprodução - MotorSport)

12 comentários:

M disse...

Acho que esta mania de mexer nas regras todos os anos é mais prejudicial do que benéfica !
Pneus lisos, riscados, moles, duros, asa alta, asa baixa. A FIA tem mostrado uma brilhante incompetência em administrar isto.
E depois ainda falam em conter custos ? Que tal uma regulamento para os próximos 10 anos ?

Buonanno disse...

Uma das reclamações que as equipes têm do Max "Nazi" Mosley é essa. Que ele não para de mexer nas regras.

M disse...

E ficou provado que todas as alterações foram inutilidades.
Agora que Max-Chicotinho já era, esperemos que apareça alguém um pouco mais coerente !

roberto zullino disse...

O Max obedece ao Bernie lançando balões de ensaio e implantando o que o Bernie quer.
Estão certíssimos, a obrigação de um dirigente é manter a competição e mexer nas regras mesmo com o campeonato em curso de maneira a perenizar a disputa.
As coisas tem que mudar para permanecerem exatamente onde estão, isso já dizia o glorioso Marquês de Tocqueville e se não disse deveria ter dito.
Não se trata de ser justo ou razoável, isso não se aplica em corridas. Automobilismo não é esporte, é show business.
Seria bom não permitirem a troca de pneus, pois essa competição entre borracheiros e frentistas já está enchendo o saco.

M disse...

Pelo menos as trapalhadas dos borracheiros proporcionam alguns momentos hilários.
E sem os abastecimentos, as provas dos domingos perderiam a razão de ser !
Como nesta droga da Formula Trenzinho ninguém passa ninguém, poderiam restringir os GPs as tomadas de tempo !
E já entregarem os trofeus no sábado...

F250GTO disse...

Pô M, se entregarem os troféus no sabado, como fica o Café GP???
Sobre os pneus e suas regras, o melhor era mesmo acabar com as trocase reabastecimento.
Principalmente porque não é mais o piloto quem decide.
Ele é obrigado a trocar, as vezes mesmo que o jogo em uso esteja rendendo 100%, por um outro jogo duvidoso.
Essa história da obrigação de usar os dois tipos de pneus disponíveis é ridícula.
O negócio é tanque cheio e pneus pra corrida toda.
Aí acaba essa palhaçada de ultrapassagem nos boxes, trapalhadas de borracheiros, frentistas, seguradores de pirulito, mangueira mole , mangueira dura e as ridículas contas de quem saiu pesando 340 grs. mais pesado que os outros, os calculos matemáticos do Babão e do Reginaldo, etc.
Põe os caras pra correr e pronto. Quem for mais competente, judiar menos dos pneus...

Buonanno disse...

F250GTO, perfeito!

O negócio está ficando muito complicado. Se nós, que entendemos mais ou menos do assunto, estamos achando isso, imagine o espectador mais 'normal' digamos assim.

M disse...

Que falta de imaginação...
Vamos nos reunir para o Café Rural e discutir a alta do milho !
Mas acho qeu a solução proposta é a mais perigosa.
Fazer os carros largarem com praticamente 1/3 de seu peso em combustivel é uma temeridade !
A dirigibilidade se alteraria demais no decorrer da prova e desgate dos pneus seria monstruoso.
Com toda a certeza aumentariam os acidentes !

roberto zullino disse...

Temos que ter espíritos arejados, os caras que se ferrem que ganham muito bem para isso. Façam pneus mais duráveis e com menos grip, portanto, facilitando a ultrapassagem, encham os tanques. Se acontecerem acidentes que sejam de porradas e não de molas voadoras.
Não vejo problema algum, corrida de f1 é isso mesmo, não tem moleza. Querem ver mais disputa, é fácil coloca o primeiro ganhando 10 e o segundo 6. O povo vai se matar. Na época que diziam que não tinha ultrapassagem de vez em quando aconteciam umas surpreendentes. Analisando melhor se via que pontos estrategicos estavam em jogo.

Buonanno disse...

Concordo!

Se na década de 80 dava por que não daria agora?

Vicente disse...

Pode parecer esquisito, mas se é para propormos soluções, algo como um "brainstorming", porque não pensar em provas em 2 baterias. Os carros carregariam menos combustível, o que lhes aumentaria a segurança, os pneus necessariamente não precisariam ser trocados, o que poderia acabar com essa história da prova ser vencida pelos mecânicos mais rápidos. A classificação final seria dada pela soma dos tempos nas duas baterias.

Buonanno disse...

Vicente,

Se não me engano a GP2 é assim e a WTCC também e funcionam muito bem,