quinta-feira, 30 de julho de 2009

VÔO 447

(laranja?)Um assunto que já foi bem discutido, mas que voltou à tona nesta segunda-feira em reportagem do New York Times. Apesar de qualquer pessoa poder se comunicar em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora via celular, dois aviões de grande porte com tecnologia de ponta que caíram no mar recentemente não tiveram nem suas caixas-pretas encontradas. (Hoje, a empresa Airbus declarou que a empresa vai gastar de 12 a 20 milhões de euros (cerca de R$ 53,2 milhões) pelos próximos três meses para ajudar o governo francês na procura pelas caixas-pretas.) Essas falhas vêm sendo discutidas há anos na aviação. As companhias aéreas alegam que quando os aviões estão atravessando o oceano ou estão fora do alcance dos rádios, as transmissões têm que ser feitas via satélite o que as encarece sobremaneira. Já especialistas no assunto propõem a transmissão apenas dos dados registrados pelo gravador de vôo, que segundo eles, representa um volume pequeno de dados. Independente dos problemas técnicos apresentados, a conclusão da reportagem é que o mínimo que se espera de aviões de última geração é que eles tenham mais capacidade tecnológica do que um usuário normal do Twitter. Será pedir muito?

(Reprodução - The New York Times)

5 comentários:

M disse...

Óbvio que não !!!!
É completamente inaceitavel que não mantenham um registro de localização on-line.
Hoje, além do sitema GPS, ainda há a rede de satélites de baixa altitude da telefonia movel global.

Francisco J.Pellegrino disse...

Aprendí a usar o twitter, recebí uma resposta do Barrichello....não vou nem dormir hj de felicidade....yesssssssssssssssssss

roberto zullino disse...

Não falei que twitter é coisa de maloqueiro. eu ia fazer um, mas agora tô fora.

De Gennaro Motors disse...

tem email e MSN ??

roberto zullino disse...

As cia aéreas se modernizaram no pensamento, estratégia, marketing e operação, de fornecedores de viagens aventureiras e com glamour passaram a transportadores de gado.
Não vejo razão alguma para se esforçarem em achar caixas pretas. Desde quando alguém tem se preocupar quando o caminhão de boi tomba e mata todos? Acontece apenas um churrasco na vizinhança.