terça-feira, 21 de julho de 2009

FORD EDSEL

(essa grade...) O Edsel foi lançado pela Ford no final da década de 40 como um carro de preço médio. Seu slogan era 'um carro para todos os bolsos e propósitos'. Seu nome foi escolhido em homenagem ao filho de Henry Ford sendo gastos dez (!) anos e $250 mi em seu planejamento e desenvolvimento. Como todo mundo sabe, o carro foi um fracasso de vendas - as causas foram desde a campanha da Associação dos Construtores que concordou em não divulgar dados de potência e performance devido ao aumento dos acidentes fatais nas estradas, até problemas na mecânica que foi anunciada como revolucionária o que logo foi desmentido pelos jornalistas especializados. Ele foi o carro com o maior investimento em propaganda e marketing da época. Até Frank Sinatra e Bill Cosby participaram de uma campanha na TV. Além disso, 1.5 mi de cartas foram enviadas aos proprietários de automóveis convidando-os a fazer um test-drive no Edsel. Nem isso salvou o modelo. A revista Times disse que o Edsel foi um clássico caso de carro errado para o público errado na época errada. O dado engraçado (se não fosse trágico) é que dos quase 110.000 carros produzidos, apenas um foi roubado. Aparentemente, nem os ladrões o queriam.

(Reprodução - Compêndio da Times by Glauco)

33 comentários:

M disse...

Este carro não tinha nada de revolucionario. Não passava de um Fairlane rebuscado. A única exclusividade era a transmissão Teletouch, que depois de muitos problemas, em 1959 foi susbtituida pela Mile-o-Matic empregada nos demais veículos da Ford.
A verdade é que o modelo não agradou ao mercado, e hoje virou ítem de colecionador.

Buonanno disse...

Isso mesmo o que está na reportagem da Times. Foi anunciado como um modelo super moderno, mas os jornalistas especializados logo viram que ele era um carro comum.

Anônimo disse...

M,

Uma vez acessei um site de um americano que tinha dezenas de Edsels.
Aqui no Rio, havia um indivíduo que morava humildemente à beira da Via Dutra, pereto ed Nova Iguaçu, que tinha um Edsel, um Jaguar XK 120 roadster (e 2 motores de reserva), mais um monte de carros menos valiosos, várias Ducati Desmo monocilíndricas e a única Suzuki RE5 (Wankel) que entrou no Rio, uma coleção de relógios "oito" e outra de rádios "capelinha". O Edsel foi vendido para os EUA, por uma nota violenta e há uns 5 anos o XK foi para a Europa vendido (no estado, meia-boca ) por US$50.000,00 n époda do dolar a R$3,00.

Vicente Miranda

Buonanno disse...

Valeu Vicente!

Seus comentários são muito bem vindos. Apareça sempre porque todo dia eu coloco um post novo.

Gilles 313 disse...

Perdoem a minha ignorância..mas o que significa aquele elemento vertical na frente do carro...

Buonanno disse...

hahahahahaha

Desde menino ouvia meu pai falar que esse carro foi um fiasco de vendas porque era muito feio, mas a revista não tocou no assunto.

Romeu disse...

Esse carro lançado em 1958, foi um fracasso tão grande que chegou a abalar a toda poderosa Ford.
Varios foram os motivos alegados.
Excessos no estilo, novidades mecanicas não aprovadas e uma curiosa alegação dos puritanos americanos, de que aquela grade vertical representava o orgão sexual feminino.
Hoje é uma raridade, disputado a tapas por colecionadores.
No (ex) museu da Ulbra, tinha(?) um belo exemplar.
De repente o carro ficou bonito e muitos esqueceram até do seu estilo "xoxotal"...

Anônimo disse...

Romeu,

Além da referência à genitália feminina, fazia-se piada com a frente do carro como se fosse uma boca torcida, chupando um limão.

Vicente Miranda

roberto zullino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
roberto zullino disse...

Esse carro era uma merda, ele cede no meio, a maioria é selada igual um telhado mal projetado.
Foi sempre um monumento á incompetência da Ford. Muitos carros não tiveram sucesso por uma razão ou outra, a maioria porque estava na frente de seu tempo ou requeria técnicas de produção ainda não dominadas. Nesse caso, foi diferente, o carro era feio, mal projetado, mal feito e andava muito mal. É de se admirar que uma porcaria dessas tenha sido fabricada.

M disse...

Prá variar, o Zullino chega chutando o balde...
Tudo lorota !
A josta usava o MESMO MOTOR 332 c.i. da FORD, e o desempenho era semelhante ao do Fairlane, no qual era baseado.
E o modelo 1960 era praticamente igual ao Galaxie.
Fora o câmbio com acionamento por botões, copiado dos Chrysler; o resto do "projeto revolucionário" restringia-se ao monte de frizos e a esta grade ridícula.
Hoje, nem como ítem de coleção ele se destaca, mantendo-se em uma faixa de preços semelhante a outras banheira da época, o que também desmente o relato do Vicente.

roberto zullino disse...

Não chutei balde algum. Não disse que o Fairlane era bom, era outra josta, mas o povão estava acostumado. Colcaram frisos e a grade de extremo mau gosto e acabaram com o carro.

M disse...

Não adianta tentar explicar ! VC já foi desmascarado !
E pare de tentar se aproveitar da credulidade do Tio Bonani impingindo-lhe estas lorotas !
Hahahahahahahhhh...

Buonanno disse...

Para falar a verdade, o que me chamou mais a atenção foi que a Times em nenhum momento fala que o carro era feio e eu sempre soube que a Edsel não vendeu porque era horrível.

A outra coisa que achei demais foi que só um foi roubado. Só isso já acabou com a reputação do carro.

roberto zullino disse...

Lorotas esclarecedoras, no entanto, o tio gosta.

Buonanno disse...

Claro que sim!

O post é para isso mesmo.

Esqueci de colocar no texto, mas esse foi o carro com o maior investimento em propaganda e marketing da época. Até o Frank Sinatra e o Bill Crosby participaram de uma campanha na TV. Além disso, 1.5 milhões de cartas foram enviadas convidando os proprietários de automóveis a fazer um test-drive no Edsel. Nem isso salvou o carro.

Francisco J.Pellegrino disse...

Excelente automóvel à época e nestes tempos também, pois AINDA É DUSPUTADO AOS TAPAS PELOS COLECIONADORES...não vejo nada de ruim no representante máximo das xoxotas...Estas reclamações sempre começam com os mal humorados....

Francisco J.Pellegrino disse...

D I S P U T A D O

De Gennaro Motors disse...

gosto muito deste carro! apesar de ser diferente ! HAHAHA está frentona dela ai!

Pé de Chumbo disse...

Zullino, nem vem!
Dizer que o Fairlane era uma bosta?
Tive um, 1957.
Era um avião! Puta motorzão, conforto pra cacete, só achava que a caixa era fraca pro motor, quebrei duas árvores por arrastar pneu na arrancada...

Vicente disse...

M,

O cara vendeu por uma nota sim, claro que proporcional ao que valia um Edsel na época.
Daqui a pouco você vai se juntar à horda doistempista, comprar um Trabant, e sair cantando a Internacional em plena Brigadeiro Luis Antônio:

"De pé, ó vitimas da fome
De pé, famélicos da terra
Da idéia a chama já consome
A crosta bruta que a soterra"

E ainda vai piorar, venderá o AH e o E-Type para comprar um Skoda Octavia e um Tatraplan com motor desmontado.

Vicente M.

roberto zullino disse...

pé,
os fords sempre tiveram o carretel do câmbio fraco. o fairlane era uma bosta total, andava, mas era uma barca mole e sem freio algum.
se fabricassem esses carros hoje iriam acabar de quebrar de tanto processo e devolução.

Buonanno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M disse...

Zullino continua chutando !
Mais de 90% dos Fairlanes eram vendidos com a transmissão automática Ford-o-Matic, de 2 velocidades.
Portanto suas "estatísticas" continuam furadas...

Buonanno disse...

Link enviado pelo M com alguns Edsel a venda
http://motors.shop.ebay.com/items/Cars-
Trucks__W0QQMake247a0eZEdsel3fb873bQQ_
sacatZ6001QQ_dmptZUS_Cars_Trucks

M disse...

Vicente,
Desista !
Meus carros não são "permutáveis" por merdas.

De Gennaro Motors disse...

http://www.trv6.com.ar/

Jovino disse...

O carro é lindo e a xoxota dele também é linda.
Jovino

Francisco J.Pellegrino disse...

Gostei da história dos Trabis,LADAS e outras merdas socialistas...só tranqueirada e lixo...mas tem sempre um maluco que adora a droga...aliás as drogas.

roberto zullino disse...

e daí que foram vendidos com aquela transmissão automática ridícula, os mecânicos quebravam o carretel do câmbio. o pé teve uma dessas bombas.

Vicente disse...

Taí um detalhe interessante. Fala-se da grade vertical do Edsel que tem uma semelhança com a genitália feminina. O mesmo se pode dizer dos LaSalle do final dos anos 30.

Speed disse...

O carro realmente foi um fracasso? Deu prejuízo? 110.000 me parecem um número razoável.

Parace que foi um fracasso de marketing, esperava-se muito pela campanha que foi feita.

Anônimo disse...

Vocês não gostam do Edsel por que não gostam de xoxota que eu to ligadx. Vou esquecer que quase todos os monumentos - como por o exemplo o big ban - tem formato fálico. A sociedade é misógina, e gosta de pinto, e eu me pergunto por que vocês não estão chupando um agora mesmo.