domingo, 26 de julho de 2009

GP DA HUNGRIA

(haja pizza!) Na segunda pista mais travada do calendário, Hamilton, em uma evolução impressionante da Mclaren, vence a corrida. Raikkonen, em uma Ferrari também melhorando, chega em segundo, com Webber em terceiro.

  • Todas as atenções ficaram para o estado de Felipe Massa após o acidente na classificação que acabou se mostrando mais grave do que aparentou na hora;
  • A FIA abriu mão da exigência de pneus antagônicos para essa prova. Foi permitido o uso de pneus macios e super-macios o que deve valer pelo menos até Monza, segundo Reginaldo Leme;
  • Finalmente o KERS se mostrou útil. Nessa pista travada, as duas equipes que o utilizaram - Ferrari e Mclaren - se deram muito bem na largada e durante a corrida nas ultrapassagens;
  • Um show de erros das equipes. Na semana da morte de Surtees Jr., molas e rodas soltas pela pista fazem pensar por que manter os monopostos abertos;
  • Enquanto Mclaren e Ferrari evoluem, a Brawn vem perdendo fôlego ao longo da temporada.

(Reprodução)

17 comentários:

M disse...

Festival de cagadas. Uma corrida de merda. Táva tão interessante que dormi antes do final !

roberto zullino disse...

Pareceu uma vitória combinada para dar mais vida ao campeonato. Em todo caso, ficou evidente a vantagem do Kers na defesa de posição.

Não vejo muita razão para mandarem o emo-angêlo embora, a não ser pelo azedamento das relações e pela nova mania da formula 1 de se garimpar novas caras esperando um novo Schumacher. Isso é "celebritite" aguda. Não que seja o caso do espanholito, como Senna, Emerson e muitos outros foram campeões da F3 inglesa e pularam direto para a F1. O Jim Clark fez algumas corridas de Formula Junior e foi direto para f1. O Galvão está falando bobagem e o próprio Reginaldo tentou dar um contra nele citando o Vettel, Raikonen e outros.

O acidente do Massa teria sido evitado se a solução do Frank Costin usada na fórmula 2 dos anos 60/70 tivesse vingado. O carro, acho que de nome Protos ou Proteus usava uma canopy semelhante ao de um avião de caça. A intenção era ganho aerodinâmico e não segurança. O carro foi pilotado em várias corridas pelo Pedro Rodriguez com algum sucesso até ter um acidente em Etna na Sicilia e foi abandonado, pois era uma espécie de laboratório e se não me engano era parcialmente de madeira no chassis. O Costin preferiu investir em carros de rua com os Marcos GT e seus chassis de plywood (compensado de madeira). Os pilotos reclamavam da sensação de claustrofobia e abafamento, pois o canopy era inteiramente fechado para ganho aerodinâmico. No caso atual de se privilegiar a segurança poderia ser feita uma abertura na parte de cima aumentando o drag, mas ventilando melhor. A esperar o que vem.

Buonanno disse...

O Galvão cisma com umas coisas e fala sem pensar muito. Desde ontem ele está falando que para correr na f1 precisa ter experiência. Pelo menos nessa, o Reginaldo Leme foi bem.

O carro que eu pensei que tem canopy recente é o Peugeot 908 que ganhou Le Mans este ano. Nada impede de colocar um desses.

roberto zullino disse...

Vá no meu blog que tem o Protos, um Formula 2 dos anos 60 que já solucionava isso.

http://rzullino.blogspot.com/

M disse...

Até que o Galvão não falou tanta bobagem ! Ele gaguejou a maior parte do tempo...

roberto zullino disse...

XUXUX IS BACK?

O Adam Cooper não é muito sensacionalista, mas esse negócio de turbulências familiares pode ajudar ou impedir.
Citação:
F1: Will Schumacher be in Massa’s Ferrari at Valencia?
Written by: Adam Cooper http://www.speedtv.com
07/25/2009


Could Michael Schumacher prove to be the ideal candidate to stand in for Felipe Massa at the European GP and beyond, should the need arise? (Photo: LAT Photographic) » More Photos
Could Michael Schumacher prove to be the ideal candidate to stand in for Felipe Massa at the European GP and beyond, should the need arise?

While it is way too early for the team to make any comment, and we are just throwing this into the mix, the prospect of Michael returning to the cockpit for a race or two is not an impossible one.

Felipe’s injury appears to be more serious than was apparent in the immediate aftermath of the crash, and while he has a month to recuperate before the next race in Valencia, that will still be too early for a return to the track. Indeed some sources suggest that he could be out until at least the end of the European season.

Michael remains connected to the team and has attended several races this year, and while he has not tested recently, he remains in good shape. He is reportedly also having some turmoil in his private life, and while that may encourage him to stay away from the media, he could also be in search of a fresh challenge. He could also be the ideal man to
give the team a timely
morale boost while keeping Massa’s seat warm.

Schumacher had not raced at Valencia, but it is not a tricky track, while Spa and Monza – two of his favourite hunting grounds – follow on from there. The chance of sampling slicks and KERS may prove extremely tempting to a man who always enjoyed a technical challenge.

Ferrari’s alternative prospects are Marc Gene and Luca Badoer, neither of whom have done much driving lately. Although it would make sense to have the Spaniard in Valencia, from a PR standpoint Michael would seem to have rather more value. And Michael may well have watch Lance Armstrong’s more than respectable return to the Tour de France with some interest.

Buonanno disse...

Disse o Tio Galvão que o Lauda falou que o Schummy deveria guiar o resto da temporada. O Tio ficou bravo (com razão) e disse que o Lauda anda falando um monte de bobagens ultimamente (o que eu concordo).

roberto zullino disse...

Para o Massa o Xuxux é a melhor opção, pois tampa o lugar e mercadologicamente mostraria a f1 mais humana com o abnegado amigo indo substituir o pupilo e ajudar a equipe.
Colocam um Bourdais e de repente dá certo e a merda tá feita.
Para variar o Gavião falou sem pensar nisso, mas tem eu aqui que faço ele mudar de opinião depois que lê o www.f1total.net/faster

Renato Bellote disse...

Interessante notar como a Brawn está perdendo o fôlego.

abs

Sobrinho II disse...

O Barrichielo falou sexta-feira que considera o Alonso um dos 5 melhores da história, acho que ele variou.........

Buonanno disse...

Acho o Alonso um tremendo piloto, mas entre os cinco...

Sei lá, ele deve saber mais do que nós.

Pé de Chumbo disse...

Pessoal, estou tremendo de raiva da emissora Band.
Eu tava assistindo o jogo Corinthians X Palmeiras, bastou o Ronaldo se machucar e mudaram imediatamente a transmissão para o jogo Santos e Flamengo. Porra, que falta de respeito!
Depois, anunciaram que iriam transmitir a Indy ao vivo, colocaram só a largada e voltaram pro futebol.
Não vou mais assistir aquela merda!
A Bandeirantes não respeita o telespectador!

Buonanno disse...

Pé,

já não é a primeira vez que isso acontece. Sem contar que quando começaram a transmitir a Indy, a prova já estava com 40 voltas realizadas. Palhaçada mesmo porque no jornal dizia transmissão às 19:00 horas e eu fiquei esperando até as 19:34.

Gilles 313 disse...

Sei..e se chover faz o que com o canopi (é parente do canolli ?).

Peruntaque não quer calar : Porque cazzo um piloto de F1 tem que guiar com relógio no pulso?

Pra não perder o horário da novela ? Ou buscar a mãe no mercado ? Ou não levar uma dura em casa ?

Buonanno disse...

O canolli, err... quer dizer o canopí que eu pensei seria igual ao do Peugeot 908 que ganhou Le Mans que aliás foi projetado por uma empresa aéreoespacial francesa.

A do relógio é fácil: PATROCÍNIO.

roberto zullino disse...

No meu blog já tem a solução: http://rzullino.blogspot.com/

Buonanno disse...

Isso e para ir para o Tranqueiras de corrida é só clicar ai ao lado na coluna "Blogs que eu acompanho".