Os processos de controle de qualidade e produtivo não diferem da maioria das outras automobilisticas, no caso especifico desta marca leva-se mais tempo pois são produtos de pequena escala e de custo astronômico....
É legal de assistir para desmistificar um pouco o que é a produção de um motor. Na verdade, é um trabalho artesanal onde a fundição do bloco do motor é feita aínda com moldes feitos de um composto especial de...argila.
Xííí... Ôôô, Tio Bonani ! Hoje, a grande maioria das fundições em alumínio são feitas neste sistema, que é a modernização dos antigos sistemas de "cera perdida". O modelo é feito com uma areia especial, impregnada com resina, que depois recebe vários banhos de uma calda de argila. Em seguida a argila é levada ao forno e "cozida", enquanto o modelo de areia é desintegrado, resultando no molde pronto para a fundição. O resultado são peças perfeitas, que necessitam de muito pouca usinagem. E a tal areia-mágica pode ser reutilizada infinitas vezes. Este sistema também é utilizado na fabricação das peças de carroceria. Bem ao contrário do que pensa a maioria de que sejam estampadas.
Meu pai teve uma fundição. Acompanhei esse processo de perto. Ele fabricava anéis de pistão para motores de....navios! Quase um metro de diametro, gente...
A metalurgia evoluiu muito nos últimos 15 anos, principalmente nesta área de fundição de não ferrosos. Os papais não acreditariam no que é feito hoje !
14 comentários:
Os processos de controle de qualidade e produtivo não diferem da maioria das outras automobilisticas, no caso especifico desta marca leva-se mais tempo pois são produtos de pequena escala e de custo astronômico....
Bem legal esse vídeo, pena que parece que esse tipo de motor vai se tornar cada vez mais raro...
É verdade!
É legal de assistir para desmistificar um pouco o que é a produção de um motor. Na verdade, é um trabalho artesanal onde a fundição do bloco do motor é feita aínda com moldes feitos de um composto especial de...argila.
Xííí...
Ôôô, Tio Bonani !
Hoje, a grande maioria das fundições em alumínio são feitas neste sistema, que é a modernização dos antigos sistemas de "cera perdida".
O modelo é feito com uma areia especial, impregnada com resina, que depois recebe vários banhos de uma calda de argila.
Em seguida a argila é levada ao forno e "cozida", enquanto o modelo de areia é desintegrado, resultando no molde pronto para a fundição.
O resultado são peças perfeitas, que necessitam de muito pouca usinagem.
E a tal areia-mágica pode ser reutilizada infinitas vezes.
Este sistema também é utilizado na fabricação das peças de carroceria.
Bem ao contrário do que pensa a maioria de que sejam estampadas.
Sim, mas eu não sabia até assistir aquele especial do Discovery feito dentro da fábrica.
Quando vc tiver alguma dúvida, pode perguntar para mim. Eu sei tudo !!!!!
Meu pai teve uma fundição.
Acompanhei esse processo de perto.
Ele fabricava anéis de pistão para motores de....navios!
Quase um metro de diametro, gente...
Ia falar isso.
Quem foi metalúrgico foi meu pai e não eu. Eu trabalhei em banco.
A metalurgia evoluiu muito nos últimos 15 anos, principalmente nesta área de fundição de não ferrosos.
Os papais não acreditariam no que é feito hoje !
caro buonnano,vc se superou nessa!bonitinho o carrinho não?
O que ia perguntar o M já respondeu. Dizer o que! Uma obra de arte feita artesanalmente.
Jovino
Dá para o gasto, né, JackSpeed. hehehe
Verdadeira obra de arte!
Belissimo vídeo! Que beleza de processo produtivo! Que limpeza! O título diz tudo: maravilhoso!
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